Comitê das Crianças define pauta para reunião com o prefeito

A nona e última reunião do ano dos 14 meninos e 14 meninas que compõem o Comitê das Crianças, pertencente ao projeto “Jundiaí Cidade das Crianças”, da Prefeitura de Jundiaí, foi realizada neste sábado (30) e definiu a pauta de reivindicações a ser entregue ao prefeito Luiz Fernando Machado no dia 11 de dezembro, às 19h, em reunião agendada no Paço Municipal.

Na ocasião, a garotada levará ao chefe do Executivo propostas sobre o futuro da Jundiaí que ela quer. O conteúdo exato só será conhecido pelo prefeito no próximo dia 11, mas entre os temas pré-definidos pelos participantes estão segurança, mais praças nos bairros, beleza da cidade, lazer, manutenção de espaços públicos e a proibição da venda de armas. A reunião também integra a programação de aniversário de 364 anos do município.

Marcelo Peroni, gestor de Cultura de Jundiaí, comandou a última reunião, realizada na Sala dos Relógios do Complexo Fepasa. “Neste encontro final, os alunos discutiram os assuntos mais uma vez e fizeram desenhos a respeito deles. O balanço do trabalho do comitê é dos mais positivos, pois as crianças aprenderam a enxergar a cidade com outros olhos, de forma mais abrangente. Antes, a noção delas era muito focada no bairro em que moram”, destacou.

Ainda de acordo com Peroni, a Unidade levou os meninos e meninas do comitê para muitos locais da cidade, para que pudessem ver coisas diferentes do que estão acostumados: Parque da Uva, teatro Polytheama, Sesc e outros. “Queremos que as crianças se locomovam mais por Jundiaí, andem de casa para a escola por exemplo e entendam melhor a realidade de onde vivem. Com autonomia”, contou o gestor.

Com 10 anos de idade, Bianca Larissa Amaral de Pinho defende melhorias nas escolas do município e na segurança. “Também quero que, em nossa cidade, não sejam mais vendidas armas. Gostei bastante de participar do Comitê das Crianças e por causa dele estou enxergando as coisas de forma um pouco diferente”, emendou a garota.