Cabreúva se destaca em Índice de Oportunidade da Educação Básica

Cabreúva se destacou e alcançou a nota 5,4 no Índice de Oportunidade da Educação Básica (IOEB) em 2019, superando a média de 2017, que era 5,2.  O resultado vai além da média nacional, que é  4,7 e da Estadual, que é 4,9.

Além disso, o município está entre os primeiros do ranking da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), ficando atrás apenas de Louveira, que tem  5,5 de pontuação e empatando com Jundiaí, também com 5.4.  Campo Limpo Paulista, Itupeva e Várzea Paulista registraram nota 5,1, seguidas por Jarinu, com 4,9. A nota máxima é 6.

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

“O índice vem para mostrar que estamos no caminho certo, investindo na educação e nas crianças, que são o futuro de Cabreúva”, explicou o prefeito Henrique Martin. O chefe do Executivo destacou que, além de investimentos anteriores, como a entrega de material escolar, muitas novidades vêm por aí quando o assunto é educação.

Segundo ele, o ‘Programa Mais Educação’ contará com a entrega de uniforme escolar para os 5,8 mil alunos da rede municipal de ensino em 2020 e a reforma de todas as unidades escolares. Além disso, a EMEB Selma Maria Mesquita Godoi Martinho, hoje em prédio alugado, ganhará uma sede própria.

Outro fato lembrado pelo prefeito foi o prêmio ‘EDUCAB Profª Terezinha Togni: Boas Práticas na Educação’, idealizado por ele, em outubro de 2019. Ao todo foram R$ 60 mil em prêmios, divididos entre dois professores e as escolas nas quais elas atuam.

A secretária de Educação, Juliana Aparecida Purificação de Sousa, falou da importância desse reconhecimento para Cabreúva. “Seguimos avançando na qualidade da educação e bem-estar dos alunos e servidores. Projetos inovadores e a dedicação de toda a equipe fazem a diferença.”

MAIS – A gestão do IOEB está sob responsabilidade da Comunidade Educativa CEDAC com a parceria técnica do Conhecimento Social e Metas Sociais. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.