Guarda de Louveira identifica quadrilha

O Sistema de monitoramento da cidade de Louveira ajudou na identificação dos autores de roubo na loja do Magazine Luíza, no último dia 08 de novembro.

No dia do roubo, explica o comandante Jaílson, após testemunhas relatarem que um veículo Fiat Siena de cor preta teria sido usado pelos indivíduos no cometimento do delito, a equipe do CIOP – Centro de inteligência e operações da Guarda Municipal iniciou a busca por veículos com as características citadas pelas testemunhas.

Por volta de 08h46 um carro com as mesma característica entrou na cidade pela Avenida José Niero, juntamente com outros dois carros, um VW Gol vermelho e um Renault Sandero de cor prata.

Às 09h26 outro ponto de monitoramento captou a saída do Gol e do Sandero da cidade, porém o Siena não havia deixado o município junto com eles.

Naquela tarde, durante ronda ostensiva municipal, a equipe da viatura COMANDO P-116 com o diretor de segurança, o comandante da Guarda Municipal e o inspetor de comunicação e monitoramento, localizaram, estacionado na Rua Rodrigues Alves, próximo ao número 57 no bairro Jardim Niero, um veículo Fiat Siena de cor preta, da cidade de Itapecerica da Serra, que em tese poderia ter sido usado durante o roubo na loja Magazine Luíza.

O carro estava trancado, com exceção do porta malas, foi verificado ainda que a placa traseira estava sem o lacre de segurança e o número do chassi do vidro não batia com os dados da placa cadastrada no banco de dados do Detran.

A informação foi transmitida para a autoridade policial que determinou a perícia do carro e sua apreensão para esclarecimento do fato.

As informações foram então repassadas para a equipe Apolo 3 da delegacia de investigações gerais de Jundiaí – DIG, através de relatório de anormalidade de área elaborado pela equipe do CIOP da Guarda Municipal de Louveira.

A equipe da DIG deu início então às diligencias na busca pelos autores e os endereços dos suspeitos.

Com os dados foram levantadas fotos deles e apresentadas para as vítimas, que reconheceram os autores.

Esta semana dois dos autores foram identificados e formalmente indiciados pelo roubo, após confessarem participação no crime.

As investigações ainda prosseguem pois pelas câmeras de segurança da loja foi possível observar que quatro indivíduos entraram n dia do roubo e possivelmente havia mais dois na cobertura do lado de fora.

Conforme já havia sido relatado pelo comando da Guarda Municipal de Louveira, o veículo Siena foi usado somente para tentar despistar as autoridades policiais, uma vez que os criminosos chegaram em três carros e pararam o Gol e o Sandero em uma rua no Jardim Niero.

Os dois indivíduos foram até a loja no Siena e estacionaram bem em frente ao comércio, sem a preocupação de que alguém pudesse anotar a placa. Outros dois homens chegaram pelo mercado Aliança.

Após efetuarem o roubo os quatro entraram no Siena e retornaram ao local onde estavam os outros dois carros. Testemunhas disseram que os suspeitos haviam saído do carro preto e entrado em um carro vermelho e outro de cor clara, sendo o Gol e o Sandero.

Às 09h26, pela Rua Angelo Stech, a câmera de monitoramento instalada na rotatória da rodovia Anhanguera flagrou os dois carros seguindo sentido a capital paulista.

O comandante Jaílson disse que o investimento realizado pela administração em tecnologia, desde 2013, ajudou a reduzir os índices criminais em quase 70% em alguns tipos de crimes.

“A equipe de Inteligência da nossa central de monitoramento é extremamente competente e trabalha com troca de informações com várias cidades da região, o que possibilita a identificação de criminosos e veículos utilizados. Trabalhamos na prevenção dos crimes mas quando eles ocorrem dificilmente não chegaremos aos suspeitos”, disse o comandante da Guarda Municipal.