Última semana para votar no Prêmio Top Destinos Turísticos

Esta é a última semana para votar em Jundiaí no Prêmio Top Destinos Turísticos, categoria Turismo Rural. O anúncio do vencedor e a entrega do prêmio serão realizados no Palácio dos Bandeirantes no próximo dia 22, com a presença do governador João Dória. O vencedor será escolhido por meio de avaliação técnica e também de voto popular: basta clicar aqui até o próximo dia 15.

O prêmio Top Destinos Turísticos 2019 é uma iniciativa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e do SKAL Internacional São Paulo. Jundiaí está concorrendo com as cidades de Jacupiranga, Agudos e Registro, que foram escolhidas inicialmente por uma votação popular, realizada em julho; dessa votação saíram as cinco finalistas, que agora passarão por uma avaliação e nova votação popular, que teve início em outubro.

O Turismo Rural é o principal segmento do turismo na cidade, responsável por quase 70% do fluxo turístico de Jundiaí e que vem crescendo significativamente. A administração Luiz Fernando Machado tem trabalhado inclusive para incentivar o setor, investindo em legislação específica e ampliando o número de rotas turísticas, que hoje são seis, sendo cinco rurais: Rota do Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Uva, Vinho e, mais recentemente, Terra Nova.

A criação das rotas aumentou o fluxo de turistas em cerca de 15%, segundo a diretora de Turismo da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, que ressalta a importância da premiação. “Esta é a primeira vez que somos indicados e para nós é muito gratificante”, disse. “Convidamos agora a população a participar”.

Em termos de infraestrutura, Jundiaí conta no total com 22 adegas, dez museus, 126 atrativos turísticos, sete parques, cinco fazendas com estrutura para recepção turística e 86 sítios produtivos com atividades de turismo rural.