Crianças apreendem a conviver com animais de estimação

Os alunos da Emeb Anna Pontes Chagas, no Jardim Samambaia, tiveram uma tarde diferente. Como parte do projeto Animais de Estimação, desenvolvido com os cerca de 60 alunos do G5 (cinco anos), quem tivesse um animalzinho de estimação poderia leva-lo à escola, para mostrar aos colegas. Cachorros, gatos, hamsters e até mesmos peixes e periquitos ocuparam a quadra da escola e garantiram a diversão da garotada.

O projeto, desenvolvido na escola desde março pelas professoras Paula Colassanta e Roberta Galdino, está integrado à proposta do programa Escola Inovadora de melhoria na qualidade do ensino dos alunos, como a integração da família ao ambiente escolar, a conscientização contra o abandono de animais, o incentivo à adoção e a importância de se atentar às necessidades dos animaizinhos.

Nicolas Domingues aproveitou o dia para levar o peixinho “Red” para mostrar aos amigos. “Como moramos em apartamento, pensamos em um peixe para que as crianças possam ter um animal de estimação e aprendam sobre seus cuidados e carinhos. Por isso, esta iniciativa da escola foi muito importante”, explica a mãe Priscila, que levou também para e escola o filho mais novo, Dominic, de apenas um ano.

Já a Heloísa Costa aproveitou para trazer o cachorrinho do avô Claudinei. “Este dia foi diferente. Vai ficar gravado na minha memória como o dia em que trouxe o ‘Lion’ para a escola”.

Acompanhada do pai Wesley, da madrasta Alexia Nunes e do irmãozinho Lorenzo, a Luísa Alice Andrade trouxe para a escola a gata Hope, dos tios Jennifer e Jhonatas. “Estamos todos muito felizes. Um dia como hoje é fora da rotina e traz muito aprendizado para a criançada”, comenta Wesley.

Além da atividade da tarde dessa terça, está programada a saída dos alunos pelo bairro a fim de divulgar a importância do cuidado com os animais. A Emeb atende cerca de 300 alunos da Educação Infantil II (G4 e G5 – quatro e cinco anos).