Operação da Guarda de Louveira apreende 6 Kg de drogas

A Guarda Municipal de Louveira apreendeu seis quilos de drogas na área de invasão do bairro da Estiva.

O comandante Jaílton disse que a corporação está dando uma resposta à população que se queixa do tráfico de drogas.

O local onde os guardas foram é conhecido como área de invasão e palco constante de incursões da Guarda Municipal de Louveira, devido às inúmeras denúncias de tráfico e uso de drogas.

Ao longo deste ano várias apreensões e prisões em flagrante se deram no bairro. Na última operação  foram encontrados quase 3,5 quilos de drogas, entre cocaína, maconha e crack. Naquela ocasião ninguém havia sido preso.

Essa quantidade demostrou que muito mais drogas poderiam estar escondidas devido a área de mata, entulhos e barracos existentes no local e que seria muito difícil localizá-la sem ajuda de cães farejadores.

Diante disso a Guarda Municipal de Louveira solicitou apoio ao comandando da Guarda Municipal de Jundiaí que disponibilizou duas equipes do canil para que realizassem uma intervenção no bairro.

Na tarde de sexta-feira, seis agentes do canil juntamente com os cães K9 Zeus e Gold juntamente com doze guardas municipais de Louveira, incluindo o diretor de segurança e o comandante da corporação, se reuniram na sede da GM louverirense aonde traçaram a melhor estratégia para a operação.

Como o bairro possui algumas vielas e muitas saídas, foi necessário planejar como fechar todas elas antes que o canil iniciasse o trabalho de busca.

Por volta das 15h as equipes se deslocaram para o endereço e se posicionaram de maneira que ninguém conseguisse sair do bairro sem que fosse percebido.

Um indivíduo foi visto por uma das equipes fazendo o comércio de drogas. Ele estava de shorts preto, camiseta branca, tinha o cabelo na cor amarela e portava uma sacola azul onde estavam as drogas. Com essas informações as equipes adentraram o bairro e conseguiram deter o suspeito de posse da sacola contendo 17g de crack, 273 gr de maconha e 217gr de cocaína.

Após a detenção do indivíduo o canil de Jundiaí iniciou o trabalho de busca. Logo os cães encontraram os primeiros pacotes com drogas, em uma área de aproximadamente três mil metros quadrados.

Os guardas apreenderam  2308gr de cocaína, 3270gr de maconha e 391gr de crack, totalizando 5979gr de drogas encontradas.

“Sabemos que o tráfico de drogas é um crime difícil de combater, devido à demanda da procura pelo usuário. Quando um local é saturado pelas forças de segurança o traficante geralmente apenas muda de lugar e assim os agente novamente precisam identificar este novo local e iniciar o trabalho de combate. Mesmo com as prisões de traficantes, logo este é substituído por outro”, comentou o comandante Jaílson.

Nas reuniões do Conseg este é um tema que sempre entra em discussão: o combate ao tráfico, pois é um tipo de crime que abre a porta para outros, já que o consumidor precisa de dinheiro para manter o vício e acaba praticando pequenos furtos e às vezes roubos para conseguir a droga.

”A Guarda Municipal de Louveira irá continuar com as operações com a ajuda do canil de Jundiaí e de outras cidades que possuem este serviço”, disse o comandante da Guarda Municipal de Louveira, Jailson Rosa Batista.