1ª Caminhada do Serviço de Cuidados Paliativos será sábado (26)

No sábado (26), será realizada a primeira edição da Caminhada do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital São Vicente de Paulo. O objetivo é conscientizar pacientes, familiares, profissionais da saúde e demais interessados de que os cuidados paliativos não representam o final de um tratamento, mas sim a abertura para diversas possibilidades de assistência que existem.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é comemorado no segundo sábado de outubro. Neste ano caiu no dia 12 e o tema escolhido foi “Meu cuidado. Meu direito”. O evento é organizado pela equipe de profissionais paliativistas, que trabalham sob a coordenação da médica geriatra, responsável pelo serviço de cuidados paliativos do HSV, Dra. Fernanda Rezende Dias da Silva.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cuidados paliativos é uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares frente a problemas associados à doença terminal por meio da prevenção e alívio do sofrimento, identificando, avaliando e tratando a dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

A 1ª Caminhada do Serviço de Cuidados Paliativos ocorre a partir das 8h, no Parque da Cidade (Rodovia João Cereser, km 66 – Jundiaí), com saída do Quiosque nº 09. O evento é aberto ao público e todas as pessoas interessadas podem participar. Quem quiser, pode vestir camiseta amarela, cor oficial do evento.