Pais participam da ‘Merenda na Hora Certa’

O cardápio de arroz, feijão, kibe assado de ervilha, sala de repolho e pêssego de sobremesa, oferecido pela EMEB João Batista Toledo, na Vila Nambi, para os 300 alunos de Educação Infantil, entre 4 anos e 5 anos teve sabor especial nesta quarta-feira (23). As crianças, que desde maio recebem a refeição em horários próximos aos praticados em casa – com o projeto ‘Merenda na Hora Certa’, contaram com a visita dos pais para o almoço. A atividade, além de fazer parte da alimentação saudável promovida pelo Programa Escola Inovadora, tem como objetivo aproximar as famílias do cotidiano escolar dos pequenos.

Paulo Henrique Fernandes dos Santos é pai de Alissa e Alia, ambas de 5 anos, e ficou satisfeito em acompanhar a refeição das crianças como convidado. “As meninas estudam em salas separadas. Então, hoje (quarta-feira) é a segunda vez que eu estou participando do evento. A aproximação dos pais com a escola, participando do cotidiano da criança, é importante. Assim conhecemos as potencialidades que nem sempre deixamos que elas desenvolvam em casa. Por exemplo, na escola elas se servem sozinhas e comem com garfo e faca. Em casa, não. É um incentivo para a autonomia”, explica.

Com apenas 5 anos, Max Yuri Silva de Oliveira é fã da alimentação da escola. “Agora que eu almocei, vou para casa, tomo banho e vou brincar ou assistir TV. Depois, brinco com a minha irmãzinha. Só vou jantar à noite”, conta o menino, que adora arroz, feijão e ovo. Segundo o pai, Alessandro Alves de Oliveira, a oportunidade de participar do almoço com os filhos na escola favorece o convívio e o diálogo. “Meu filho é muito falante, comunicativo. Ele se desenvolveu na escola. Estar aqui, almoçando junto, estimula o diálogo em casa também”, argumenta.

Segundo a supervisora de Educação Infantil, da Unidade de Gestão de Educação Adriana Uemori, o projeto “Merenda na Hora Certa” faz parte das ações oferecidas pelo Programa Escola Inovadora para a alimentação saudável. “A adequação do horário depende do projeto pedagógico da unidade e da realidade das alunos atendidos. A EMEB João Batista Toledo identificou a necessidade da aproximação da oferta da alimentação, próxima do horário do almoço ou jantar das crianças. Desta forma, além das crianças estarem de se alimentando adequadamente, ainda se reduziu o desperdício”, explica.

A coordenadora da unidade, Ivane Aparecida Silva Dória, explica que a visitação das famílias à escola para almoço com os filhos é um projeto da escola. “As crianças ficam felizes em entusiasmadas com a possibilidade de receber os pais para o almoço. É uma forma de estreitar o vínculo e estimular a aproximação das famílias”, argumenta.

 

Merenda na Hora Certa

A técnica do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) da UGE, Maria José Alves Cunha, explica que, a “Merenda na Hora Certa” é realizada, além da EMEB João Batista Toledo, nas unidades Flórida Mestag, Melânia Fortarel, José Schiamarelli e Luzia Francisca.

Para a mãe de Natan Araújo Ballarin, Tânia Santos Araújo Ballarin, a adequação do horário da alimentação das crianças próximo aos convencionais, estimula a alimentação do filho. “Em casa, a alimentação também ficou melhor. O Natan come bem, o que reflete em saúde e disposição”, resume.