Sons e cores de Alagoas no Solar do Barão

“Alagoas: linguagens, artes e cores”, mostra inédita em Jundiaí, foi aberta para a população neste sábado (19), com apresentação musical e mais de 100 obras que podem ser visitadas até o mês de novembro. A exposição é uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Casa da Cultura de Jundiaí e a Secretaria de Cultura do Estado das Alagoas e despertou o interesse da população logo na abertura.

Composta por esculturas em madeira, fotografias, acervo de cultura popular, além de homenagens a figuras alagoanas ilustres, como Aurélio Buarque de Holanda, Graciliano Ramos e Nise da Silveira, e ambientes destinados à cultura Zumbi e quilombola e à cultura de quatro etnias indígenas do Estado, as obras estão dispostas nos cômodos do Museu. Para Marina Branco, atriz, a montagem transporta o visitante em uma viagem no tempo e no território. “São tantas cores, texturas e imagens que queremos registrar tudo para levar como recordação. É uma inspiração para nós, artistas”, explica.

Segundo o ator Chico de Assis, que tem em seu currículo filmes e novelas na Rede Globo, a recepção de Jundiaí para as obras dos alagoanos se destacou. “Estamos muito gratos pela recepção dos jundiaienses, que logo no primeiro já garante um sucesso extraordinário. A exposição é mostra da identidade brasileira e promove uma troca de experiências com outras regiões”, comenta.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, explica a importância da recepção das obras e artistas para a cidade. “Jundiaí é o primeiro Município por onde a exposição passa e também que recebe o lançamento do ‘Sururu Music’, ritmo musical que leva o nome de um dos pratos típicos alagoanos”, conta. A primeira apresentação do gênero aconteceu no sábado (19). As próximas apresentações musicais serão no Domingo no Parque de 03 de novembro e no Festival de Curtas entre os dias 8 e 10 de novembro.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Os jardins permanecem abertos inclusive às segundas-feiras, também das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.