Prefeitura de Itupeva zera fila de mamografia

O Outubro Rosa iniciou de forma positiva em Itupeva! Com a contratação de mutirões de exames de mamografia, a Prefeitura de Itupeva conseguiu zerar a fila de exames. Atualmente, as guias emitidas já são agendadas.

Em 2017, assim que a atual gestão assumiu a Prefeitura de Itupeva, a fila para os agendamentos passava de mil exames. Somente em 2018 foram realizados 2.664 exames. Em 2019, entre janeiro e outubro, já foram realizados 1.740 exames desse tipo.

“Quando assumimos a gestão nos deparamos com uma extensa lista de espera para a mamografia. Com muito esforço e dedicação conseguimos diminuir muito esse número. O objetivo é reduzir os exames em todas as especialidades”, disse o prefeito Marcão Marchi.

Usada para diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo. Esse é um aparelho que usa a mesma radiação do raio-x tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas.

Os mutirões foram contratados pela Prefeitura e realizados por um consultório móvel. O veículo esteve nos mais diversos locais, como por exemplo, o Parque da Cidade, Portal Santa Fé, Rio das Pedras, Monte Serrat e na região Central.

“Nós conseguimos diminuir drasticamente a fila de espera. Trabalhamos com números espontâneos agora, já que deve ser considerado que em um mesmo dia o médico pode prescrever inúmeros pedidos. Hoje temos 55 pessoas na fila, mas que já estão com os seus encaminhamentos”, explicou Alex Santo Ezídio, secretário de saúde.

Consulta de rotina – O trabalho de conscientização para o câncer de mama começa bem antes do que a data do exame. As mulheres recebem as orientações durante a consulta de rotina com a ginecologista, na própria Unidade de Saúde.