Outubro Rosa: Funss está com vagas abertas para duas capacitações

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) está com inscrições abertas para duas capacitações que integram a programação da Campanha Outubro Rosa, que busca a conscientização das mulheres a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Centro Paula Souza. Os interessados em participar devem ter 16 anos ou mais, Ensino Fundamental completo e residir em Jundiaí. Podem participar pessoas em tratamento e o público em geral, como familiares e amigos.

A inscrição para o curso de Confecção de Sutiã Pós Mastectomia é presencial e, por isso, é preciso ir pessoalmente ao Funss, que fica dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. Neste caso, por se tratar de oportunidades ainda não preenchidas, o interessado poderá efetuar a matrícula das 8h às 17h, por ordem de chegada, até o preenchimento de todas as vagas.

No momento da inscrição é preciso apresentar originais do RG e CPF ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Comprovante de Residência. Para comprovar a residência no município, o interessado deve apresentar um dos seguintes documentos em seu nome:

Carnê de IPTU de Jundiaí;
Declaração de residência atualizada e emitida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em que o interessado seja cadastrado;
Conta de água, luz, telefone, internet ou TV a cabo.
O Fundo Social de Solidariedade também aceita Comprovante de Residência em nome do pai, da mãe ou do cônjuge do interessado. Neste caso, também será preciso apresentar as seguintes originais:

RG ou Certidão de Nascimento: quando o comprovante estiver em nome dos pais;
Certidão de Casamento: quando o comprovante estiver em nome do cônjuge;
Contrato de Locação: quando o contrato estiver em nome do aluno;
Contrato de Locação + Certidão de Casamento: quando o contrato estiver em nome do cônjuge.
O curso de Confecção de Sutiã Pós Mastectomia terá duas turmas, sendo a matutina, das 8h às 12h, e a noturna, das 18h30 às 22h30. No total, serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 para cada grupo. Na ocasião, os alunos aprenderão sobre o processo de fabricação da peça com forro interno para a prótese externa de silicone. As aulas começarão no dia 14 de outubro e terminarão no dia 25 de outubro, sempre de segunda a sexta-feira. Os encontros serão realizados na Unidade Móvel do Centro Paula Souza, que ficará estacionada em frente ao Paço Municipal, localizado na Avenida da Liberdade, s/n, no bairro Jardim Botânico.

Oficina de Turbante
A exemplo dos anos anteriores, o Fundo Social também realizará a Oficina de Turbante, que tem por objetivo resgatar a autoestima e a valorização pessoal das mulheres que perderam a moldura dos cabelos durante o tratamento contra a doença. No total, serão oferecidas quatro turmas, com 30 vagas cada, sendo:

17 de outubro (quinta-feira)

Turma 01: 10h às 12h

Turma 02: 15h às 17h

Local: Hospital São Vicente

25 de outubro (sexta-feira)

Turma 01: 9h30 às 11h30

Turma 02: 15h às 17h

Local: Hospital São Vicente

As inscrições para a Oficina de Turbantes devem ser feitas pelos telefones: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.