Programa qualifica motoristas de ônibus

O programa Bom Motorista, da Prefeitura de Jundiaí, criado nesta gestão e executado com apoio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, teve sua “sala de aula itinerante” estacionada no terminal Eloy Chaves na tarde desta sexta-feira (20). A iniciativa visa qualificar o desempenho dos profissionais do sistema de transporte público da cidade e reconhecer aqueles que apresentarem resultados positivos durante o ano.

O ônibus do Bom Motorista recebeu vários motoristas e cobradores para abordar o tema saúde mental. Segundo a responsável pelo projeto, Kathia Anzelotti, servidores do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município colaboraram com as palestras rápidas dadas aos trabalhadores sobre como lidar com pessoas que têm transtorno mental. “Percebi que vários participantes adoraram o bate-papo. Geralmente eles se colocam no lugar de quem necessita desta atenção especial e sabem lidar com qualquer situação do dia a dia. Os funcionários criaram uma empatia com quem sofre com estes transtornos”, declara Kathia.

Com 19 anos de profissão, o motorista Celio Saraiva da Silva não se importa nem um pouco em aprender com programas como o Bom Motorista. “Quanto mais eu participar, melhor. Trata-se de uma grande iniciativa, que ajudará bastante no nosso trabalho”, diz. Edevaldo Tiago da Cruz, cobrador há três anos, admitiu já ter ajudado deficientes físicos e visuais a entrarem no ônibus ou informando-lhes se aquela linha atende à rua de destino dos passageiros. “Faço isso com satisfação, pois devemos saber lidar com os portadores de transtornos mentais”, emenda Edevaldo, que assim como Celio ganhou de brinde nesta sexta um sachê, feito pelos assistidos pelo Caps de Jundiaí.

 

Medalhas

Kathia Anzelotti lembrou que a participação dos funcionários das empresas de ônibus de Jundiaí nos cursos do Bom Motorista rende a eles pontos, que no final do ano viram diplomas, brindes, eventos nos quais os trabalhadores podem levar seus familiares e uma classificação (ouro, prata e bronze). Isso também acaba sendo revertido em medalhas, como as de competições esportivas, para o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Este ano, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte implementou pela primeira vez outra ação de incentivo para que os trabalhadores sejam qualificados: a Amigo Usuário. A iniciativa funciona com os motoristas e cobradores escolhendo os colegas mais solícitos com os passageiros no dia a dia. Os mais votados são avaliados depois pelo usuário do transporte público, que escolhe o melhor.

As próximas edições do Bom Motorista estão programadas para os dias 24 e 27 de setembro, respectivamente nos terminais Vila Rami e Central.