Médicos falam sobre Alzheimer neste sábado (21)

Uma equipe multidisciplinar da Faculdade de Medicina de Jundiaí, dissertará neste sábado (21), às 9 horas, sobre Doença de Alzheimer (DA), na Unidade 1. A médica Carolina Belardo vai abordar os mitos e verdades sobre o Alzheimer, em seguida uma equipe multidisciplinar falará sobre o papel da terapeuta ocupacional e do fisioterapeuta  e por último o médico José Eduardo Martinelli deve explorar  os aspectos clínicos da doença.

Não é necessária inscrição prévia e não tem custo! Aberto para população e cuidadores. A cidade de Jundiaí tem a Sub-regional da ABRAZ- Associação Brasileira de Alzheimer, que realiza mensalmente uma reunião com objetivo de apoiar o grupo de cuidadores e orientá-los sobre a forma mais adequada de tratar estas pessoas.

Segundo o geriatra e professor da FMJ, José Eduardo Martinelli, a doença de Alzheimer é um problema de saúde pública em razão do envelhecimento populacional. Há diversos fatores de risco e proteção para a doença de Alzheimer com estudos recentes relevantes. A etapa principal do diagnóstico dessa forma de demência é o exame clínico associado a testes de rastreio cognitivo.

Segundo a Abraz, A Doença de Alzheimer é responsável por 70% dos casos de demências e se caracteriza pela perda progressiva das funções cognitivas, entre elas: memória, linguagem, orientação espacial, alterações de comportamento afetivo e social. A evolução nos casos de demência leva ao comprometimento ocupacional e/ou social do indivíduo, aumentando cada vez mais sua dependência. O diagnóstico precoce pode promover melhoria na qualidade de vida do doente e refrear o avanço dos sintomas mais graves.