Trem Intercidades é apresentado à Prefeitura

A convite da Prefeitura de Jundiaí, o Secretário Executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresentou no encontro de todas as quintas-feiras do prefeito com o setor produtivo, o projeto do Trem Intercidades (TIC), que está sendo finalizado pelo Governo do Estado. O traçado do trem liga a estação Barra Funda, na capital, a Jundiaí e Campinas, com tempo de viagem estimado em 60 minutos.

O secretário, o jundiaiense Paulo José Galli, apresentou, em primeira mão, o projeto para o prefeito Luiz Fernando e sua equipe. “Jundiaí é a primeira cidade na qual viemos apresentar o andamento dos trabalhos, não só para que o município possa se preparar para as transformações que serão geradas a partir da implantação do TIC, como também para ver como Jundiaí pode atuar como parceira na implantação do projeto, uma vez que já existe uma estação na cidade,” afirmou Galli. “Dentro da proposta do governador João Dória, a intenção é firmar parcerias público-privadas para concretização do projeto, que é uma prioridade do governo do Estado”.

A ação prevê a concessão, operação, manutenção e obras de requalificação da Linha 7-Rubi, que liga a estação da Luz a Jundiaí, e o Trem Intercidades; com prazo de 30 anos, a concessão estima investimentos de R$ 7 bilhões.

A obra permitirá finalmente que os trens de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deixem de compartilhar os trilhos com o transporte de carga. Com a obra pronta, a carga será transportada em via exclusiva. No caso do TIC Serviço Expresso, a demanda prevista é de 68,5 mil passageiros/dia.

“Esse projeto irá transformar a cidade, não só no aspecto de um novo modal com maior potencial de transporte de passageiros, mas irá impulsionar a economia local em vários aspectos e vamos atuar para dar a ele todo o suporte necessário”, afirmou Luiz Fernando Machado.