Olimpíadas Especiais Brasil reúne 540 participantes em Jundiaí

A Special Olympics Brasil – movimento global sem fins lucrativos, centrado no desporto – promove na próxima quarta-feira, dia 18 de setembro, das 8h às 12h, o 1º Festival de Escolas Unificadas, no Ginásio Bolão, do CECE Dr. Nicolino de Lucca, em Jundiaí.

O festival reunirá 540 participantes, entre alunos parceiros e técnicos oriundos de 15 escolas públicas do município para a prática de atletismo e ginásticas. E também teremos Atletas Jovens e Atletas Saudáveis para a prática de atletismo e ginástica rítmica e artística. O objetivo é oferecer para crianças e adolescentes o entendimento e a vivência de momentos de descontração, por meio da prática esportiva, sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência intelectual na sociedade.

O projeto Escolas Unificadas foi criado pela Special Olympics Brasil para proporcionar experiências em sala de aula e na comunidade. Além de visar a redução do bullying e a exclusão, se trata de um programa de educação e esporte que promove atividades saudáveis, combate estereótipos e atitudes negativas, elimina linguagem ofensiva nas instituições de ensino e envolve os jovens em atividades que levem a um melhor comportamento e clima escolar.

No Brasil, as Escolas Unificada das Olimpíadas Especiais estão presente em 7 cidades, sendo aplicado com programas inclusivos em 55 escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, para que jovens com deficiência intelectual possam praticar diversas modalidades de esporte e possam ser incluídos nas práticas de ensino dentro das escolas em conjunto com jovens sem deficiência, promovendo uma inclusão desportiva.