OrquiVárzea prossegue neste sábado com muitas atrações

Começou a 14ª Orquivárzea – a Festa da Orquídea de Várzea Paulista. Além das flores cultivadas em várias cidades, há muita comida, artesanatos e shows. Confira no final desta matéria a programação.

Serão mais de 500 flores expostas, de diversas cidades do Estado, como Valinhos, Vinhedo, Americana, Campinas, Porto Feliz e Itu. Entre as novidades deste ano, está a orquídea Zygopetalum, uma espécie nativa da Serra do Mursa. Durante a festa, também estarão à venda mais de 1500 flores e mudas, com preços a partir de R$ 5,00.

De acordo com o presidente da Associação de Orquidófilos de Várzea Paulista, Arthur D`Andrea, do orquidário Brasil Nursey, o intuito é valorizar as flores nativas. “Em outras edições trouxemos ao público espécies importadas, como a Vanda, que é tailandesa. Mas agora, vamos valorizar a flor da nossa cidade, nativa da Serra do Mursa”, explica. Os exemplares que estarão à venda são híbridos. “Estamos trabalhando nesta planta há vários anos, destacando suas cores e tamanho da flor. Temos certeza que vai agradar ao público”, diz o empresário.

A decoração do evento é um destaque a parte. O intuito é fazer com que o visitante se sinta em um grande jardim, com mais de 30 pergolados enfeitando o ambiente. “Queremos que os apreciadores da Orquivárzea se sintam num grande orquidário”, afirma o gestor executivo de Cultura, Jota Moreira – um dos organizadores do evento.

A festa da Orquídea também contará com espaço de artesanato, espaço criança, espaço orgânico (alimentos artesanais), praça de alimentação e apresentações circenses. O local contará com dois palcos: o Espaço Vanda, área com som ambiente e músicas como blues, jazz, MPB, samba; e o Espaço Cattleya, local onde serão realizados os shows principais, com artistas de destaque na região.

Orquídea é a rainha da festa

Para celebrar a beleza das orquídeas, totens estampando flores raras do Brasil e do mundo serão distribuídos por todo espaço da festa, transformando o evento num grande jardim. Imagens de pontos marcantes da cidade também serão divulgados em totens, como a estação ferroviária, Ponte Seca, Sítio dos Padres, Igreja da Promeca, entre outros.

Os visitantes que quiserem aprender mais sobre a flor, poderão participar de palestras sobre o ‘Cultivo de Orquídeas’, com Manuel Romero Cortegoso – orquidófilo certificado pela American Orchid Society.

A entrada é grátis e o endereço do evento é rua João Póvoa, sem número. Próximo ao Facilita.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sábado – 14 de setembro

09h às 22h – Exposição de Orquídeas

13h30 – Buena Jones – Palco Vanda

14h – The Black Circus – Circo

15h – Palestra sobre Cultivo de Orquídea – Com Manuel Romero Cortegoso – Certificado pela American Orchid Society – Auditório CEU

15h – Emanuel e Juliane Hopper – Palco Vanda

15h – Grupo Desaffio – Palco Cattleya

16h30 – Hilda Araújo – Palco Vanda

18h – Vinicius e Tiago – Palco Vanda

17h – Fernanda Gabriele – Palco Cattleya

18h – GG Fernandes & Banda – Palco Cattleya

19h – Renato Mesquita e Ronny Mattos & Banda – Palco Cattleya

21h – Gustavo Henrique – Palco Cattleya

Domingo – 15 de setembro

10h – Palestra sobre Cultivo de Orquídea – Com Manuel Romero Cortegoso – Certificado pela American Orchid Society – Auditório CEU

11h – Ademir Rezende – Palco Vanda

12h30 – Trio Metais – Palco Vanda

14h – Premiação da Exposição de Orquídeas

14h – The Black Circus

14h – Dança do Ventre – Palco Cattleya

15h – Orquestra de Violeiros Flor de Várzea – Palco Cattleya

15h – Edson Rodrigues – Palco Vanda

15h30 – Hana Cristina – Palco Cattleya

16h30 – Banda Legado – Palco Cattleya

18h – Banda UTI – Palco Cattleya