Cão da Guarda de Itupeva localiza corpo de Aline

Após dois dias de operação, nesta quarta-feira (11), o cão k9 da Guarda Civil Municipal de Itupeva, Max, localizou um corpo em fase de decomposição. As evidências indicam ser da jovem Aline Silva Dantas, de 19 anos, desaparecida desde o último domingo (8), na cidade de Alumínio.

Na manhã de terça-feira (10) o cão farejador recebeu uma convocação para ajudar na investigação. Antes de ir a campo, o instrutor GCM Santos, o GCM Martins e Max foram até a residência da garota, no bairro do Pedágio, onde foram coletados odores em roupas, peças de tecido, tênis e outros objetos pessoais.

O corpo foi encontrado em uma mata na Vila Santa Luzia e estava coberto por pedaços de madeira e parcialmente carbonizado. “Trabalhamos em conjunto com a cachorra Bazuca, de Mairiporã, ambos da raça Bloodhound. Os dois cães entraram em uma mata e quando chegaram próximo de um rio que recebe esgoto da cidade, indicaram que poderia ter algo naquele local. Foi aí que o Max se aprofundou na margem e localizou o corpo. A identificação leva crer que seja a jovem Aline, porque foi feita com base nos pedaços do vestido que a garota usava no dia do desaparecimento”, explicou o subinspetor da GCM de Itupeva, Reinaldo Saraiva, que acompanhou o caso.

Os dois cães já tinham trabalhado juntos e participado com êxito no caso da menina Vitória, em Araçariguama, no ano passado.

Max – O cão Max é certificado pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), na modalidade Mantrailing (busca por meio de um odor de referência) Nível 1. Ele é da raça Bloodhound e tem três anos de idade. Já auxiliou em buscas nas cidades de Indaiatuba, Piedade, Araras e Araçariguama, ambas em São Paulo, além da cidade mineira de Senador Amaral.

O mantrailing é uma modalidade de treinamento de faro para busca que parte do instinto de caça dos cães e de sua habilidade natural de trilhar, utilizando o odor característico de cada indivíduo a ser localizado. Esse treinamento é o que torna possível a busca por pessoas desaparecidas.