Defesa Civil alerta para ondas de forte calor e tempo seco

Modelos meteorológicos mais recentes indicam uma forte onda de calor atingindo o Estado de São Paulo nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12) por conta da atuação de um bloqueio atmosférico. Os dois dias serão marcados pela intensa sensação de calor e abafado em todas as áreas monitoradas do Estado paulista e sem previsão de chuva.

Essa condição favorecerá a queda acentuada da Umidade Relativa do Ar, chegando a atingir níveis mais críticos nos momentos mais quentes do dia. Por conta disso, há condição para complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, ressecamento da pele, irritação dos olhos e aumento do potencial de incêndios em pastagens, florestas e até mesmo em locais urbanos.

As recomendações nestes casos são de evitar exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia, umidificar o ambiente, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e evitar sair ao ar livre sem proteção solar, usar soro fisiológico nos olhos e narinas. Além disso, ter atenção especial com idosos e crianças, que possuem a saúde mais debilitada.