Região terá baixa umidade, semelhante à do deserto

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a baixa umidade relativa do ar nesta terça-feira, dia 10 e quarta-feira, dia 11. A umidade será semelhante à do deserto.

De acordo com boletim emitido pelo meteorologista William Yasuo Minhoto, o que ocorre é a presença de uma forte onda de calor sobre o Estado de São Paulo.

Nesses dois dias a população deverá evitar fazer exercícios sob o sol forte.

“O período vespertino, destes dois dias, será marcado pela intensa sensação de calor e abafado em todas as áreas monitoradas do Estado paulista e sem condição para precipitação.
Essa condição favorecerá a queda acentuada da Umidade Relativa do Ar, chegando a atingir níveis mais críticos nos momentos mais quentes do dia. Por conta disso, há condição para complicações
alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, ressecamento da pele, irritação dos olhos, aumento do potencial de incêndios em pastagens, florestas e até mesmo em locais urbanos”, diz o boletim.

O comandante da Defesa Civil em Jundiaí, João Osorio Gimenez Germano,  orienta a população a evitar exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia, umidificar o ambiente, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol e evitar sair ao ar livre sem proteção solar, usar soro fisiológico nos olhos e narinas. Além disso, ter atenção especial com idosos e crianças, que possuem a saúde mais debilitada.

Outra dica é para colocar gelo na água dos pets e jamais sair com eles sob o sol forte, porque o contato das patas com o asfalto quente pode causar queimaduras.