Clínica da Família será apresentada em evento nacional

A Clínica da Família implantada no Novo Horizonte já é conhecida nacionalmente pelo Prêmio InovaCidade, recebido no mês passado. No próximo dia 10, o modelo resolutivo de atendimento baseado em Estratégia de Saúde da Família (ESF) será apresentado em Brasília, em reunião temática do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) sobre Cidades Inteligentes da Câmara Federal. A Prefeitura de Jundiaí irá expandir para mais bairros o sistema que engloba atendimento rápido, acolhimentos, conforto, acessibilidade e exames, num mesmo espaço.

“O convite para apresentar a Clínica da Família em Brasília, para grupo específico sobre Cidades Inteligentes, comprova que o sistema representa avanços no atendimento em saúde. Reduzimos as perdas de consultas, já que o atendimento é feito com acesso avançado – quando a pessoa busca pelo serviço e é atendida imediatamente ou agendada para os próximos dias – e com a oferta de exames no mesmo complexo a resolutividade é de 80%. O próximo bairro a receber a Clínica da Família será a Hortolândia, juntamente com uma Unidade Pré-Hospitalar”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera, fará a apresentação no Distrito Federal. “A humanização, o acolhimento e a resolutividade oferecidos pela Clínica da Família, além dos programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’, são diferenciais de excelência que serão replicados em Jundiaí. Outros municípios já vieram conhecer a operacionalização e foram feitas apresentações em reuniões de representantes de secretarias de saúde. É um projeto que orgulha toda a cidade”, argumenta.

A apresentação será feita dia 10, na sala de Reuniões da Mesa, Edifício Principal, Térreo, Sala 2, na Câmara dos Deputados, em Brasília, das 14h às 17h30. O estudo do grupo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano nos setores e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.