Alunos de Itupeva vão ver peça de teatro

O espetáculo SER TÃO DE ORIGEM foi inspirado na História de Jundiaí, que tem diferentes versões sobre sua fundação. Nos anos de 1600, Jundiaí (chamada de Mato Grosso de Jundiahy ou Sertão de Jundiahy) era uma área que hoje abrange dezenas de cidades; o que faz com que, falando sobre Jundiaí, falemos sobre a história de dezenas de cidades. Tábata Makowski, uma das idealizadoras do projeto e responsável pela dramaturgia explica que, “para este efeito ser maior, o texto não faz menção ao nome de nenhuma cidade; falamos apenas ‘cidade’ ou ‘terra’”.

Ao falar sobre a origem de uma cidade, o espetáculo faz refletir sobre o fato de que fundamos uma (nova) cidade a cada dia, a partir de nossas ideias, nossas lutas, nossas obras. Com textos poéticos e textos cômicos, referências históricas e histórias inventadas, reflexões profundas e muita música, o espetáculo pode ser visto por todos, dos mais jovens aos adultos.

Já Caroline Ungaro, parceira de Tábata na concepção do espetáculo teatral, acrescenta: “o que mais nos interessa nesta peça não é fazer uma reconstrução histórica da fundação de Jundiaí e nem uma homenagem nostálgica aos seus possíveis fundadores; mas, sim, propor um chamado para o presente e o futuro, para nos conscientizarmos sobre o fato de que fundamos/construímos uma (nova) cidade a cada dia, a partir de nossas propostas, nossas lutas, nossas obras”.

Incentivo a Cultura
SER TÃO DE ORIGEM foi contemplado, em 2018, com o EDITAL PROAC Nº 08/2018 – CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULOS ARTES CÊNICAS INFANTIL E/OU JUVENIL e com o 3º EDITAL INSTITUTO CCR PARA PROJETOS CULTURAIS. Com esses incentivos, realizará, em 2019, um total de 30 apresentações para alunos de escolas públicas de 12 cidades do Estado de São Paulo.

O espetáculo SER TÃO DE ORIGEM foi montado com o apoio do Programa de Estímulo à Cultura da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Jundiaí. Estreou no dia 13 de dezembro de 2015, no SESC de Jundiaí.

SOBRE O PROJETO
O Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o espetáculo SER TÃO DE ORIGEM, com apoio da CCR AutoBAn. As sessões são apresentadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura”.

O projeto irá realizar 20 apresentações da peça SER TÃO DE ORIGEM, disponibilizando ingressos e transporte gratuitos para alunos de escolas públicas de Itupeva Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista irem ao espetáculo. Serão 7300 espectadores contemplados com o projeto, sendo 6205 alunos e professores de escolas públicas. As apresentações acontecerão sempre às quartas-feiras, de agosto a outubro a de 2019.

Serviços
Peça SER TÃO DE ORIGEM
Data: 28 de agosto
Horários: 9h, 10h30, 19h30 e 21h
Local: EMEFEI Victoria Comodo Raimundo Fernandes (quadra coberta)
Endereço – Av. Emílio Chechinato, 95 – Jardim Alegria

Para mais informações, visitem site:
www.sertaodeorigem.wix.com/sertaodeorigem