Bandidos furtam portões históricos de igreja

Funcionários da Igreja São João Batista, no bairro da Ponte São João, em Jundiaí, foram surpreendidos ao chegarem na paróquia, na manhã desta quarta-feira, dia 21. Os portões de cobre e bronze foram furtados no acesso à Casa de Nossa Senhora.

Bandidos entraram na igreja durante a madrugada. Com pé-de-cabra arrebentaram cadeado e depois retiraram os portões históricos.

As peças são valiosíssimas historicamente e não tem um valor específico, porque foram produzidas artesanalmente há 80 anos, exclusivamente para o local.

Os portões possuem dois anjos, um cálice de Jesus Eucarístico e é todo trabalhado.

Os funcionários da igreja já avisaram a Polícia Civil de Jundiaí. O delegado Osvaldo Roberto Cândido, do 3º Distrito Policial, determinou a apuração dos fatos pelos investigadores.

A igreja está ligando em todos os ferros-velhos da cidade, pedindo para que avisem a Polícia se alguém tentar vendê-los.

Recentemente o “Jornal da Região” publicou que foram furtadas peças de bronze de cerca de 50 sepulturas do Cemitério Nossa Senhora do Desterro, no Centro de Jundiaí.

O bairro da Ponte São João é um dos recordistas em furtos. O “JR” já mostrou vários vídeos de invasões de casas e comércios. A Polícia Militar informou que reforçou as rondas na região.