Atletas de Jundiaí são contemplados com incentivo estadual

Focada na formação do atleta a partir da base, Jundiaí desenvolve, nos últimos dois anos e meio, trabalho específico no departamento de Formação e Rendimento da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer que já rende frutos para o TIME Jundiaí: a ampliação em 50% no número de atletas selecionados para receber o Bolsa Talento Esportivo São Paulo, concedido para os destaques das modalidades mediante aprovação de banca avaliadora. A aumento significativo valida o trabalho que vem sendo desenvolvido com as categorias de base jundiaiense, que vem se destacando nos eventos credenciados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

No ano passado o número de contemplados especificamente com o auxílio estadual era de 6 atletas da modalidade de handebol, categoria feminina. Neste ano, com os destaques das equipes e a valorização dos melhores jogadores em ação nos eventos como Jogos Infantis, Jogos da Juventude e Jogos Regionais, a cidade ampliou para 9 os contemplados com o benefício estadual. Ainda há um atleta que aguarda a avaliação da documentação para também passar a ingressar o time dos ‘bolsistas’.

“O esporte é uma ferramenta de desenvolvimento humano importante, que proporciona experiências e bagagem cultural e educativa que não seriam vivenciadas sem a prática esportiva direcionada ao rendimento. Desde o início da nossa gestão, o esporte de competição é formado por atletas da base, a partir das escolas dos Complexos Esportivos. A ampliação dos beneficiados valida o trabalho desenvolvido pelo TIME Jundiaí na busca pelos melhores resultados”, argumenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Maria Eduarda Teixeira, 19 anos, jundiaiense, treina handebol desde criança, há 9 anos. Com os bons resultados conquistados nas competições estaduais e a classificação como um dos destaques no ano passado na categoria artilheira, garantiu à jovem a primeira indicação ao Bolsa Talento Esportivo. “Estou muito feliz por ter sido indicada e ter conseguido a bolsa. É um valor que me ajuda na compra das minhas compras necessárias, como tênis, por exemplo”, explica a estudante de Fisioterapia que representa o Município pelo TIME Jundiaí.

Os incentivos não se restringem ao Estado. O município oferta 65 Bolsas Atleta Estudo, que reembolsa em até R$ 500 o atleta que represente a cidade e que estude, simultaneamente. Atualmente uma vaga está aberta, após atleta se afastar dos estudos. Já entre os benefícios nacionais, a cidade conta com 10 atletas selecionados (4 Bolsa Atleta Nacional e 6 Bolsa Atleta Paralímpica).

Segundo a diretora do Departamento de Esporte de Formação e Rendimento da UGEL, Rita Orsi, Jundiaí tem avançado no segmento. “Nos últimos dois anos e 8 meses tivemos crescimento quantitativo e qualitativo nos resultados, não somente nas competições grandes como os Jogos Infantis, Regionais e Abertos. Investimos em treinamento, avaliações e as equipes responderam acima do esperado em pouco tempo”, detalha.