“Fios Encantados” fará tarde de prêmios

A Associação Beneficente Fios Encantados, entidade filantrópica de Jundiaí que confecciona e doa toucas de personagens infantis para crianças e adolescentes em tratamento oncológico, realiza no dia 21 de setembro uma Tarde de Prêmios. O evento tem como objetivo conseguir recursos para que pacientes de mais cidades recebam a doação das toucas e perucas infantis, que já levaram alegria a mais de 4.000 crianças em tratamento.

A Tarde de Prêmios acontecerá no Clube dos Veteranos, a partir das 14 horas, e os convites estão à venda nas oficinas do projeto, que acontecem às quartas-feiras, das 14 às 16h30, na rua Frei Caneca, 42 – Vila Arens (salas de catequese da Paróquia Nossa Senhora da Conceição). Eles têm o custo de R$ 10 por pessoa, com direito a cinco cartelas das rodadas principais. Entre os prêmios, há diversos eletrodomésticos, como fritadeira e ferro de passar.

A idealizadora do projeto e hoje presidente da Associação, Mara Gisele Pereira, conta que tudo começou muito pequeno, entregando as primeiras toucas para os pacientes do Grendacc. Atualmente, a entrega para as crianças que fazem acompanhamento no hospital jundiaiense é permanente e o projeto já atingiu capitais como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e, mais recentemente, Curitiba (PR), além das cidades do interior de São Paulo. “Infelizmente, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que 12 mil crianças são diagnosticadas com câncer por ano no Brasil. Então nosso trabalho não pode ficar restrito a algumas cidades. Já visitamos dezenas de hospitais, em cidades em São Paulo, e conseguimos chegar até algumas capitais, graças à doação de muitas pessoas e ao empenho de nossas voluntárias. A realização de jantares e da Tarde de Prêmios é essencial para bancarmos essas viagens e levarmos um pouco de alegria a essas crianças e fazer com que elas se sintam especiais e com super poderes, para que isso ajude no tratamento”, explica Mara.

Fios Encantados é uma instituição registrada, mas não possui qualquer patrocinador. Recentemente, houve o apoio de uma rede de hotéis que disponibilizou a hospedagem em duas das capitais que foram visitadas, mas todos os recursos das viagens são bancadas com recursos próprios. “Trabalhamos com lãs antialérgicas específicas, que têm nos chegado através de doação. O trabalho de confecção das toucas é todo voluntário. Tudo isso é administrado com muito cuidado para que mais crianças recebam essa alegria. Por isso precisamos da participação da população nos eventos beneficentes.”

As lãs doadas e que não podem ser usadas para pacientes oncológicos são revertidas em toucas, cachecóis e sapatinhos de lã, e o material é doado para idosos que vivem em casas de repouso, e, em dias mais frios, para moradores de rua .

Quem quiser conhecer o projeto pode acessar o site na internet (www.fiosencantados.com.br), ou nas redes sociais, pelo Facebook (fiosencantadosjundiai) e no Instagram (@fiosencantadoss). As voluntários, hoje em número de quase 100, reúnem-se semanalmente na rua Frei Caneca, 43 – Vila Arens, para a confecção das toucas. Lãs doadas e que não podem ser usadas para pacientes oncológicos são revertidas em toucas, cachecóis e sapatinhos de lã para idosos que vivem em casas de repouso. Os convites estarão sendo vendidos nessas oficinas. Informações pelo (11) 94930-0615. (Foto: Luciana Galdino)