Prefeitura reforça atendimento odontológico nas UBSs

A Prefeitura de Jundiaí projeta para a rede de Atenção Básica, até o mês de dezembro, a universalização do atendimento odontológico para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Até o mês de agosto, 50% das 35 unidades já atendem pessoas de todas as idades para o cuidado com os dentes e gengivas.

“As Novas UBSs que estamos entregando além da Clínica da Família são entregues com o atendimento completo, para todas as idades, inclusive odontológico. As demais unidades da cidade também estão recebendo o acréscimo no serviço à população. O cuidado odontológico promove a saúde, por isso, a meta é estender a todos até o final do ano”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Josefa Vieira Sampaio da Silva, 61 anos, passou pela UBS Ivoturucaia para fazer uma limpeza e avaliação da arcada dentária. “Eu precisei de um atendimento de urgência há um tempo, quando quebrei o dente da frente. Fui muito bem atendida. Agora, que estou passando para fazer uma limpeza, fiquei sabendo que todos da minha família podem usar. Além do atendimento ser ótimo, ainda economizamos, já que planos odontológicos são caros”, explica.

O modelo de atendimento para pessoas fora da faixa composta por crianças, idosos, gestantes e doentes crônicos é feito por demanda espontânea, ou seja, o usuário busca pelo atendimento no balcão e, com a disponibilização de vagas diárias, é realizado o procedimento. “Se o caso necessitar de mais dias para o encerramento do tratamento, a pessoa já sai com o agendamento na UBS, ou com o encaminhamento para o atendimento especializado, se for o caso de canal, cirurgias ou outros tratamentos específicos”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

No primeiro quadrimestre de 2019, foram realizados 12% mais procedimentos odontológicos entre as UBSs que contam com a sala, totalizando 101,9 mil atendimentos. Nos próximos meses, a UBSs Traviú e a Jardim do Lago, que ainda não contam com o serviço, serão transformadas em Novas UBSs e ganharão o atendimento para todas as idades.

Atualmente, as UBSs Eloy Chaves, Fazenda Grande, Retiro, Caxambu, Agapeama/Vila Esperança, Ivoturucaia, São Camilo, Colônia, Rui Barbosa, Rio Acima, Rio Branco, Corrupira, Morada das Vinhas e Anhangabaú, além da Clínica da Família e a Novas UBS Maringá contam com o atendimento universalizado.