Semana do Bebê e do Aleitamento incentiva apoio às mães

Debora Kelly Venâncio teve que se esforçar muito para amamentar, mas ela não desistiu. Sua filha Agatha nasceu prematura no Hospital Universitário (HU), em maio, com 1,185 kg, e ficou 30 dias na UTI; quando chegou a 1,5 kg. Debora pôde amamentá-la. “Eu vinha todos os dias ao HU para ficar com ela”, conta.

Em 20 de junho passado Agatha teve alta e, ontem à tarde, mãe e filha estavam presentes à abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno e Semana do Bebê, realizada no Hospital Universitário (HU). “Fui orientada pela equipe do hospital e me comprometi a alimentá-la só com leite de peito tão logo pudesse”, diz. “Vi como isso foi importante para mim e para ela, que ganhou peso e se recuperou mais rápido”.

Debora foi uma das muitas mães que prestigiaram o evento, realizado no anfiteatro do HU, ao lado de pais, familiares e funcionários do hospital, que acaba de ganhar o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde a abertura.

 

O prefeito Luiz Fernando Machado foi representado pelo gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, que parabenizou a equipe do HU pela conquista. “O preparo e apoio da equipe do HU são fundamentais para que esse resultado tenha sido alcançado”, afirmou. “O HU é prioridade da administração, e um exemplo disso será o aumento, em breve, do número de leitos da UTI pediátrica – de 6 para 10 – e da UTI neonatal – de 10 para 20 leitos. Esse investimento fará com que o HU seja o hospital público com maior número de leitos de UTI neonatal do Estado de São Paulo”, revelou.

Esta foi a 15ª Semana Mundial do Aleitamento Materno realizada pelo HU, e a primeira com o título de “Hospital Amigo da Criança”. Marcela Biondi, responsável pelo Banco de Leite do hospital, destacou a importância desse reconhecimento. “Amamentar traz benefícios para o bebê e para a mãe, mas não é fácil; por isso o apoio da família e dos profissionais que assistem a mulher é fundamental”, afirmou.

O evento no HU também contou com apresentação de Baby Fusion – modalidade que mistura dança e pilates para mães e bebês no sling – e exposição de fotos de mães amamentando, de autoria da fotógrafa Flávia Fontes.

 

Mais ações

As atividades referentes às Semanas do Bebê e da Amamentação também começaram nos territórios, por ação intersetorial da UGPS e das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Educação (UGE).

Na tarde desta quinta-feira (01), cerca de 20 mães participaram no Centro Comunitário do Jardim Sorocabana de uma roda de conversa sobre a importância da amamentação, dos cuidados parentais e da rede de apoio na Amamentação e Cuidados na Primeira Infância, que é o tema do evento deste ano.

Mônica da Silva levou os gêmeos Arthur e Ana Júlia, de pouco mais de dois anos, a convite das visitadoras do programa Criança Feliz, de quem recebem visitas há mais de um ano. “É muito bom trazer as crianças para se divertir e aprender. Muitas das dúvidas das outras mães ajudaram a esclarecer dúvidas que eram também minhas”. As crianças puderam se divertir com atividades lúdicas e apresentações teatrais.

Na próxima segunda-feira (5), os eventos contarão com cerimônia oficial de abertura no Teatro Polytheama. Para a noite estão previstos uma exposição fotográfica, apresentação de Baby Fusion, declamação de poesia, apresentação musical e uma roda de conversa com especialistas sobre assuntos diversos, como os vínculos parentais com os bebês, promoção e apoio à amamentação, igualdade de gênero e mobilização social. O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176.