Praça Família Jundiaí tem brinquedo acessível

A professora universitária Valéria Silva Dias aprovou a iniciativa da Prefeitura de Jundiaí de oferecer um brinquedo exclusivo para crianças portadoras de necessidades especiais na Praça Família Jundiaí & Espaço Pet, inaugurada no mês passado na avenida Nove de Julho. “É muito raro encontrar lugares onde as crianças especiais podem brincar. Geralmente, os locais com acessibilidade nos permitem entrar com a criança, mas não oferecem nada para elas fazerem. A iniciativa do brinquedo, que oferece diversão, é muito importante”, disse, após conhecer o espaço na tarde desta quinta-feira (25), acompanhada do filho Giovanni, de cinco anos.

Filho único da professora, Giovanni tem mielomeningocele (malformação congênita da coluna vertebral) e, por isso, não consegue movimentar os membros inferiores. O sorriso em seu rosto ao experimentar o balanço exclusivo para portadores de deficiência mostra que ele também aprovou a novidade. “Todo o ambiente da praça é muito gostoso. O espaço é limpo e permite uma convivência pacífica entre crianças, adultos e pets. Com certeza trarei o Giovanni novamente aqui”, afirmou Valéria.

Outro ponto destacado pela mãe foi a existência de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência. “Só quem tem um filho com necessidades especiais sabe a diferença que é ter um lugar reservado para parar o carro”, pontuou a professora. Ao lado da praça, há uma vaga reservada para deficientes e duas para idosos.

Construída pela Unidade de Gestão de Serviços Públicos, a Praça Família Jundiaí & Espaço Pet é dedicada a receber toda a família e com espaço pet friendly para os animais de estimação. O espaço conta com estacionamento, quiosque, bebedouros (para pessoas e para animais), piso emborrachado, playground com brinquedos em madeira, área para brincadeiras infantis no contexto do “Cidade das Crianças” e uma grande área com espaço agility para os cães.

 

A meta da Prefeitura é entregar, até o final do ano que vem, outras 13 praças com esse mesmo conceito em várias regiões da cidade.