Mulheres fazem mamaço em Jundiaí

Mulheres que amamentam, que desejam amamentar, que já amamentaram e levantam essa bandeira ou que não puderam amamentar por qualquer motivo e desejam apoiar as que enfrentam preconceito e censura por fazerem essa escolha estão convidadas a participar de um encontro especial na Semana Mundial do Aleitamento Materno 2019, em Jundiaí – Smam 2019

A rede de apoio materno virtual MaternaRede, as doulas do coletivo TransNascer e a consultoria de aleitamento materno Fé nas Tetas promovem um mamaço, piquenique e roda de conversa no Teatro de Arena do Jardim Botânico, da Prefeitura de Jundiaí, no dia 3 de agosto, a partir das 10 horas.

Mamaço é o nome dado ao ato de mães amamentarem livremente seus filhos em um local público, simbolizando a importância do apoio àquelas mulheres que desejam fazer essa escolha e ainda sofrem constrangimento ou preconceito. O tema da roda de conversa será o mesmo da Smam 2019: a importância da rede de apoio para quem quer amamentar.

Para participar do encontro, as mães só precisam chegar ao parque. O Teatro de Arena fica atrás do orquidário. O convite está estendido às famílias – parceiros, avós e aqueles que porventura possam ser rede de apoio daquela mulher que deseja amamentar.

O grupo começou com seis amigas no ano passado e hoje acolhe e apoia voluntariamente 300 mães conectadas em grupos de WhatsApp e 1.400 ligadas no Instagram @maternarede.

No local também serão expostas fotos de mulheres amamentando seus bebês e crianças (um outro tabu), produzidas pela fotógrafa de parto e maternidade Izabel Medeiros, doula do coletivo TransNascer.

A Smam 2019 é de 1 a 7 de agosto. Em Jundiaí, a programação oficial do município inclui roda de conversa, apresentação de dança de mães e bebês e outras atividades, no dia 5.