Prefeitura lança Programa de Estímulo à Cultura

Estão abertas a partir desta quinta-feira (25) as inscrições de artistas para o Programa Municipal de Estímulo à Cultura (Proesc) em nove diferentes linguagens artísticas. Segundo o gestor da Unidade de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, o programa incentiva a classe artística da cidade. “Serão destinados R$ 500 mil em investimentos para o desenvolvimento de projetos de artistas jundiaienses. Parte será investida pela Prefeitura e parte vem da Lei de Incentivo à Cultura (ProAC) da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, já que Jundiaí foi contemplada no programa estadual ProAC Municípios, tendo ficado na primeira colocação na categoria Municípios com mais de 400 mil habitantes”.

Os projetos a serem selecionados devem se enquadrar nas áreas de Teatro, Audiovisual, Manifestações Populares, Patrimônio Cultural, Literatura, Artes Visuais e Intervenções Urbanas, Música, Dança e Circo. Podem somente se inscrever artistas ou grupos sediados no Município.

As inscrições gratuitas devem ser realizadas até dia 09 de setembro e podem ser feitas pessoalmente na UGC, que fica no Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1760), de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 9h às 18h. Quem preferir realizar as inscrições via Sedex dos Correios devem ficar atentos ao prazo de postagem previsto pelo edital.

Peroni acrescenta que novidade era aguardada pela classe artística. “Por meio do Proesc será fomentada não somente a atividade do artista, mas toda a cena e agenda culturais do Município, já que o programa prevê que os contemplados, como contrapartida, levem suas atividades de modo espalhado e democrático por todo o território”, comemora.

Os editais dos concursos na íntegra podem ser consultados gratuitamente no site da Cultura. Quem preferir poderá ainda retirar cópias impressas, pagando R$ 10, no Departamento de Compras Governamentais da Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas, que fica no 4º andar – ala Norte do Paço Municipal (avenida da Liberdade, s/n, Jardim Botânico) e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Mais informações podem também ser obtidas nos editais de concurso 05 a 13/2019, publicados nas páginas 26 e 27 da edição 4587 da Imprensa Oficial, no site da Cultura ou pelo telefone (11) 4585-9750.