Itupeva cancela campanha antirrábica

A Prefeitura de Itupeva recebeu um comunicado da Comissão de Vigilância de Antropozoonoses do Aglomerado Urbano de Jundiaí, informando que a vacina antirrábica que é repassada aos municípios pelo Ministério da Saúde, não será distribuída neste ano. Com isso, a vacina na região está cancelada.

Segundo ofício, o Ministério da Saúde distribuirá as vacinas, neste momento, apenas para os estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

“Diante deste cenário, nesse momento sem as vacinas, peço ainda mais o apoio das clínicas veterinárias para fortalecer a ação de vigilância. Nós, como setor de UVZ, continuaremos com ações de vigilância da doença e no aguardo de definição ou previsão da realização da campanha antirrábica”, comentou Gilmara Breda, gerente da Unidade.

A vacina contra a raiva é um dos componentes dos programas municipais de vigilância da doença, mas, por conta da ausência do insumo, a Unidade de Vigilância de Zoonoses vai continuar a desenvolver todas as demais ações relacionadas à doença.