São Vicente inaugura novo Ambulatório de Ortopedia

O Hospital São Vicente de Paulo entregou nesta quinta-feira (18) o novo Ambulatório de Ortopedia, que vem ampliar a oferta de atendimentos e melhorar a qualidade dos serviços dedicados à população.

Na comparação com os hospitais Dr. Mário Gatti e da Unicamp, ambos da cidade de Campinas, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) realizou, em média, mais de 200 cirurgias ortopédicas por mês, tendo como referência os últimos 17 meses. Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, os vizinhos campineiros, no entanto, ofertaram, cada um, média de 80 cirurgias ortopédicas, no mesmo período. Em Jundiaí, o atendimento da especialidade de saúde representa 150% mais em comparação à outra cidade.

No primeiro semestre deste ano, a ortopedia do São Vicente realizou 29.196 atendimentos, entre o Ambulatório e Pronto Socorro. No ano passado, neste mesmo período foram registrados 28.815 atendimentos. Nestes primeiros seis meses foram feitas 1.289 cirurgias ortopédicas de urgência e eletivas, o que corresponde a 36% do total de cirurgias realizadas no hospital. A unidade é referência para o atendimento na especialidade para Jundiaí e região, população estimada em 900 mil habitantes.

O investimento na reforma e adequação da nova ala ambulatorial de ortopedia foi da ordem de R$ 430.223,12, viabilizados por meio de uma contrapartida do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). A infraestrutura do novo Ambulatório, instalado em uma área de 127 metros quadrados, abriga recepção, sala de espera, três consultórios, sala de prescrição médica, quatro leitos de procedimento e sanitários masculino e feminino, ambos adaptados. O local está equipado com ar condicionado e televisão. A chamada dos pacientes será feita por meio de sistema eletrônico.

 

Melhoria contínua

Segundo o superintendente do HSV, Matheus Gomes, desde 2017 o hospital tem investido em melhorias significativas para o atendimento à população. “Só neste ano destacamos o projeto ‘Acolha um Quarto, Conforte Vidas’, que está em andamento e vai revitalizar nossos 72 quartos; o novo espaço de atendimento aos pacientes oncológicos; instalação de um novo posto de coleta de exames ambulatoriais e agora estamos entregando o novo Ambulatório de Ortopedia. Além disso, foram R$ 3,1 milhões de investimentos em novos equipamentos, viabilizados por meio de emendas parlamentares”, enumera. “Queremos viabilizar condição melhor à estrutura dedicada a cada uma de nossas áreas referenciadas – Urgência e Emergência, Ortopedia/Traumatologia, Cardiologia, Neurologia, Oncologia e Unidades Clínicas e Cirúrgicas. O objetivo é melhorar cada vez mais, o São Vicente é um patrimônio cultural de saúde para a nossa cidade”, assegura.