Vila Hortolândia terá Clínica da Família e Unidade Pré- Hospitalar

Moradora na Vila Hortolândia há três meses, Bianca Macedo da Silva, 28 anos, está animada com a implantação da Clínica da Família juntamente com uma Unidade Pré-Hospitalar 12H, no bairro onde mora. Os equipamentos fazem parte de investimento do programa ‘Avança Jundiaí’, e tem valor de R$ 3 milhões para o término da construção do prédio de dois andares – com elevador e entradas distintas – que oferecerá serviços de promoção, prevenção e tratamento em saúde com humanização, acolhimento e resolutividade de até 95% a partir dos exames de raio-x, ultrassom, eletrocardiograma e análises clínicas que estarão disponíveis para o atendimento da população.

O modelo será implantado pela Prefeitura de Jundiaí e contará com os programas ‘Guardião da Saúde’ e ‘Posso Ajudar’, que humanizam e qualificam o serviço prestado, que tem foco na resolutividade. “O prédio, que antes abrigaria apenas um equipamento (UPA), passou por readequações e contará, assim como na Região Oeste, com modelo de atendimento que recebeu o Prêmio Inovacidade – nacional pela resolutividade. O mesmo sistema que zerou as filas de espera para raio-x e ultrassom para uma região com mais de 140 mil pessoas, será implementado na Vila Hortolândia, em um espaço construído exclusivamente para o atendimento em saúde, acessível e humanizado. Esse não será o único investimento que a cidade fará, buscando a excelência na oferta em Saúde”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

“Saber que teremos os exames para diagnóstico aqui, ao lado de casa, é um ganho para a população. Estou muito feliz em morar em um bairro que terá atendimento feito em Estratégia de Saúde da Família, com agentes acompanhando e fazendo a aproximação com a equipe de saúde, comenta a mulher, que é mãe de duas crianças (2 e 5 anos).  O modelo da Clínica da Família também garante a resolutividade em 80% dos casos que chegam à unidade.

Espaço

O prédio será dividido em dois andares, sendo o térreo destinado para o atendimento da Unidade Pré-Hospitalar 12H, com acesso exclusivo eentrada para ambulância, e, piso superior para a Clínica da Família, elevador e entrada exclusiva – émoldada para contar com 13 consultórios genéricos (atendimento médico ou de enfermagem), 3 consultórios odontológicos, ampla sala de espera, pós-consulta, sala de vacina, de procedimentos, coleta, gerência, sala de reunião e sala multiuso para atender a uma população de 30 mil usuários diretamente.

“A Unidade Pré-Hospitalar 12H da Vila Hortolândia receberá o atendimento que hoje é feito pelo PA Hortolândia, acrescido de exames, garantindo a resolutividade de 95%. Por lá, passam, atualmente, cerca de 7 mil pessoas por mês. A expectativa é que o movimento, com o novo modelo de atendimento resolutivo, seja de 9 mil pessoas por mês”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

A obra está em fase de orçamento pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e tem todos os projetos já concluídos. Após, será encaminhada para a abertura de licitação para a construção.