Casa Civil capacita servidores

Um grupo de servidores municipais participou de uma capacitação organizada pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) sobre captação de recursos federais. O objetivo do treinamento é aprimorar o trabalho da Administração nesse processo, que é muito importante para reforçar a capacidade de investimento do Município. “A União arrecada mais, mas o ônus maior de custeio dos serviços fica com a Prefeitura. Por isso a captação de recursos é fundamental”, destacou o gestor Gustavo Maryssael.

Segundo o diretor do Departamento de Convênios da UGCC, Tales Calegari, o alinhamento entre os servidores é crucial uma vez que os projetos passam por todas as Unidades de Gestão da Prefeitura. “Este ano, mudanças importantes foram realizadas no sistema de convênios do Governo Federal e é importante que todos conheçam essas alterações para refinar o trabalho”, comentou.

O diretor explicou que houve mudanças no Siconv, que agora passa a integrar a Plataforma +Brasil. “Com a mudança, o Governo Federal visa aprimorar as medidas de integridade e transparência e juntar todos os pequenos sistemas em uma única plataforma. O foco agora não é mais o montante de recursos disponibilizados, e sim o uso como instrumento de acompanhamento das políticas públicas”, detalhou Calegari.

Ainda de acordo com o diretor, com a nova plataforma é possível checar quais programas têm recursos disponíveis e se isso está em linha com as necessidades do Município. “Se o Governo Federal disponibilizar recursos para a implantação de academias ao ar livre, por exemplo, é possível verificar na plataforma e aplicar para a verba caso seja de interesse”, completou. Calegari explicou, também, sobre as diferentes formas de transferência de recursos: operação de crédito ou a fundo perdido.

No final, os servidores participaram de uma atividade prática para aplicar os conhecimentos apresentados na capacitação.