Estudantes buscam reforço para se preparar para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para muitos estudantes que buscam uma universidade pública. Por isso, nos últimos anos tem sido cada vez mais comum os alunos reforçarem a rotina de estudos para a prova, que neste ano acontecera nos dias 3 e 10 de novembro.

Para o coordenador do Ensino Médio do Colégio Divino Salvador, Rodrigo de Oliveira, o peso do exame em universidades nacionais e internacionais tem feito com que os estudantes concentrem cada vez mais esforços para essa avaliação. “É comum os alunos de segundo e terceiro anos organizarem uma rotina de estudo focada no conteúdo do Enem, alguns se reúnem até mesmo em grupos de estudos. Neste segundo semestre, é preciso intensificar a dedicação”, diz.

As alunas do 3º ano do Ensino Médio Maria Eugênia Lorencini (17), Ana Carolina Gavioli (17) e Maria Eduarda Hurtado (16) vêm se preparando para a prova desde o ano passado, quando realizaram o Enem como treineiras. E mais do que manter uma rotina de estudo em casa, elas buscaram reforço de conteúdo também na escola. Em 2018, fizeram o curso preparatório Pró-Enem e acreditam que as aulas foram essenciais para o desempenho como treineiras.

Para Maria Eduarda, ter feito o curso preparatório ano passado colaborou muito para o aprendizado. Ela quer fazer Medicina em uma universidade de Viçosa que só aceita novos alunos pelas provas do Enem. “Em 2018 eu tinha disponibilidade de horários e eu sabia que no 3º ano eu teria dificuldade de encaixar na minha agenda. Foi ótimo, pois agora eu posso utilizar as mesmas apostilas para estudar e o conteúdo é ótimo”.

Maria Eugênia fez o Enem quando estava no 1º e 2º do Ensino Médio. “Meu desempenho foi muito diferente de um ano para o outro. Por isso acredito muito que é preciso se preparar nos anos anteriores, e não apenas no terceirão”, avalia. “A minha experiência foi tão boa com o Pró-Enem em 2018 que pretendo fazer novamente o curso este ano”, conta ela, que ainda está escolhendo entre as faculdades de Letras ou Cinema.

Já Ana Carolina afirma que vai novamente participar do Pró-Enem. “Muitas matérias do ano passado eu lembro até hoje. Sei que mais esse reforço só vai somar, pois eu tenho mais motivação e o auxílio dos professores direcionado para a prova”, ressalta ela que também pretende seguir carreira na medicina.

Pró-Enem
O Colégio Divino Salvador, de Jundiaí (SP), abre novamente as inscrições para o Pró-Enem 2019, com início em agosto. “A primeira edição do curso, realizada em 2018, teve um retorno bastante positivo. Por isso novamente abrimos o curso tanto para alunos quanto para quem não estuda aqui. Nosso objetivo é oferecer mais conhecimento e novas possibilidades de aprendizado”.

O curso dará aos estudantes que tem este exame como foco uma chance a mais de reforço, ganhando confiança. A metodologia de ensino COC é especialmente voltada para essa prova. Além do conteúdo, vamos aplicar simulados com questões específicas para o Enem”.

As vagas são limitadas, abertas a todo público que vai prestar o Enem 2019 e as inscrições terminam dia 20 de julho. As aulas serão ministradas no próprio Colégio, aos sábados, a partir de 3 de agosto. O valor é acessível, sendo que aluno ou ex-aluno do Divino Salvador ainda terá um desconto. “Nossa intenção é reunir quem realmente está interessado em estudar para o Enem, para que todos possam trocar informações, aprendizados e conhecimento”, avisa Rodrigo.

A pré-matrícula já está aberta e para se inscrever basta acessar https://materiais.divino.com.br/proenem2019jundiai. Para consultar valores ou obter mais informações é só entrar em contato pelo telefone 4588-1356 ou pelo e-mail [email protected]