Arraiá anima brinquedoteca do HU

O clima de festa junina tomou conta da brinquedoteca do Hospital Universitário nesta quarta-feira (26). Os voluntários enfeitaram o espaço com bandeirinhas, caipirinha e muito xadrez e proporcionaram um dia diferente com atividades cedidas pelas escolas municipais Adelino Brandão e João Batista Toledo como bola na lata, pescaria, frango na panela, boca de palhaço e a tradicional quadrilha.

Durante a festa, as crianças receberam o “correio elegante” dos pacientes de oncologia do Hospital São Vicente de Paulo, e se emocionaram, uma vez que elas também escreveram seus bilhetes para a festa da instituição no ultimo dia 19. Nicolle Lauany, 11 anos, achou essa troca de correios especial. “Achei muito bonita a cartinha. Eu adoraria conhecer a pessoa que escreveu, pois são palavras tão bonitas”.

Ivania Moraes, mãe de Nicolle, considera essa atitude como uma troca de amor e comentou que nunca imaginou que pudessem ocorrer tantas atividades paras as crianças em um só hospital. ”Essa estrutura do HU me surpreendeu. Essas recreações da brinquedoteca e a troca do “correio elegante” entre os hospitais só proporcionaram alegria para minha filha e isso está ajudando em sua recuperação”, afirma.

A paciente Ingrid Gonçalves Euzébio, de 15 anos, que está internada no Hospital Universitário, também fez parte da troca de cartinhas. “Fiquei emocionada em receber o correio, as palavras trouxeram carinho”, comenta a jovem.

Para a pedagoga Idileine Alves Lins, que trabalha na brinquedoteca desde o começo do ano, o lúdico proporciona para as crianças distração e momentos diferentes dentro do hospital. “Muitas vezes a tristeza dá espaço para a alegria e para a descontração”, relata.

Tatiane Keller, coordenadora do voluntariado, comenta que esta é a segunda festa junina que eles realizam. “Essa atividade é um jeito de tirar a criança do estresse do tratamento e trazer a festa junina até o paciente que está internado no hospital, e com a troca de correio elegante, este ano ficou ainda mais especial”, comenta.

Durante todo o dia foram distribuídas as cartinhas para as crianças que estão internadas no Hospital Universitário. Segundo a unidade, foram feitos 30 bilhetes.