Professora elogia e agradece participação morador em evento sobre dança Catira

A professora Grazielle Ferreira Teles Carneiro enviou fotos de um evento cultural realizado em uma escola de Várzea Paulista. O evento foi realizado na Cemeb Padre Wilfrido Wieneke.

A ideia da dança partiu de uma habilidade desenvolvida com os anos alunos de ano 1, com base na BNCC – Base Nacional Comum Curricular que o município está implantando a partir desse ano na rede de ensino de Várzea. “Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas em âmbito familiar ou dá comunidade.” Diante desse desafio surgiu a dança Catira, que traria resgate cultural de uma característica do sudeste do Brasil enriquecendo assim o conhecimento dos alunos e identificação com o histórico familiar da comunidade. As crianças gostaram do ritmo e os professores iniciaram os ensaios.

“Por uma coincidência maravilhosa ao ir pedir doação de uma madeira para fazer tablado para a dança. Um lojista de Várzea, senhor Vander, que tem uma empresa de solda na avenida Bertioga, apresentou Alcides Graciano, do Grupo de Catira Memória Brasileira. Inicialmente necessitava somente do tablado que por intermédio deles conseguiria emprestado do setor da Cultura. Mas foi além, e ele aceitou o convite de conhecer nossa escola e os alunos. Ele ficou muito feliz em saber que crianças tão pequenas estão conhecendo essa dança típica caipira.”

A escola então recebeu o Senhor Alcides Graciano na sala do 1 ano B tarde, para conversar com os alunos sobre a dança típica Catira, ao qual ele possui um grupo tradicional em Várzea Paulista e percorre o interior Paulista divulgando essa verdadeira arte em forma de dança. E ele ainda participou da apresentação dos alunos.

“Emocionada com o resultado desse resgate Cultural. Imensamente agradecida a todos que colaboraram para que tudo ocorresse perfeitamente. Senhor Alcides eterna gratidão! Sua participação especial gravou a memória afetiva dos meus alunos e o resultado desse amor é aprendizado significativo para a vida toda. Seja bem vindo as lembranças mais profundas desses pequenos que além do aprendizado escolar aprimoraram suas habilidades sobre respeitar e valorizar o que gerações como a sua tem a enriquecer nossa sociedade.”