EJA de Jundiaí amplia atuação e capacita para o mercado

Cerca de 180 alunos dos cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) comemoram este mês não só a conclusão do semestre de estudos, mas também a capacitação profissional que pode deixá-los mais perto da conquista de um emprego. Eles participaram de cursos gratuitos de capacitação em Auxiliar de Operações Logísticas, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Jardinagem, Manicure e Elétrica Básica, oferecidos por meio de uma parceria inédita entre o CMEJA, Senac e Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss).

Nayara Cristina da Silva Guedes Branco, de 25 anos, não deixou a oportunidade passar. Ela, que no passado interrompeu os estudos para cuidar da família, hoje é aluna do CMEJA, onde completa o Ensino Médio, e também se inscreveu no curso de Auxiliar de Operações Logísticas. “Aqui é uma ótima escola, e podemos fazer os dois cursos em um só local”, diz. “Jundiaí tem muitas oportunidades na área de logística e eu, que já trabalhei no setor, pretendo voltar e ainda fazer uma faculdade”. Moradora do bairro Almerinda Chaves, ela estuda todos os dias: são dois dias de aula por semana do Ensino Médio e três do curso profissionalizante.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Unidade de Gestão da Educação (UGE), Carolina Copelli Tamassia Ricci, a iniciativa teve início este ano, quando o CMEJA procurou o Funss e soube de uma parceria já existente com o Senac. “Surgiu então a ideia de oferecermos a qualificação profissional no espaço do CMEJA, inicialmente com os cursos de Auxiliar de Operações Logísticas – com aulas três vezes por semana – e Auxiliar Administrativo e Recepcionista, com aulas todos os dias”, conta. Foi realizado um trabalho de orientação, divulgação e matrículas e em seguida as turmas começaram a ter aulas, sempre em horário diferente das aulas do CMEJA: quem estudava de manhã, fazia a capacitação profissional à tarde, por exemplo. “Os alunos mostraram uma grande dedicação. Havia alguns que ficavam o dia todo na escola”, conta Carolina.

A seguir vieram mais três cursos, esses em parceria apenas com o Funss: Manicure, Elétrica Básica e Jardinagem, este último ministrado na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam). Cada turma contou com cerca de 30 alunos, que receberam certificados ao final. “Na última semana de aula eles apresentaram o projeto integrador de cada curso – os alunos de Auxiliar Administrativo fizeram apresentações sobre empreendedorismo e sustentabilidade, e no curso de Recepcionista foi apresentada uma pequena peça teatral sobre ‘como bem atender’. Foi muito gratificante”, conta Carolina. O último curso a ser encerrado será Auxiliar de Operações Logísticas, que termina no meio de julho.

CMEJA

O CMEJA oferece, gratuitamente, oportunidade de estudo para jovens e adultos que na idade regular não tiveram acesso ou não deram continuidade aos Ensinos Fundamental e Médio. A secretaria da escola funciona das 8h às 20h na Rua José do Patrocínio, 200, Vila Argos, tel. 4587-3518 e 4526-6230.