Cabreúva arrecada cerca de 200 quilos de pilhas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos de Cabreúva destinou nesta semana quase 200 kg de pilhas e baterias usadas para reciclagem. Foram recolhidos 191,7 kg nos 13 pontos de coleta instalados na cidade.

Todo o material foi entregue para a empresa GM&C Logística e Transportes, que encaminha para empresas da região de São José dos Campos, para a reciclagem. É possível reciclar quase a totalidade dos materiais contidos nas pilhas e bateria após processos químicos e térmicos, onde são separados os metais e reutilizados como matéria prima. Tanto a transportadora como as empresas responsáveis pela reciclagem fazem parte do Programa “ABINEE Recebe Pilhas”, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). Todo este processo não tem custo nenhum para a prefeitura.

Sobre o Programa

O Programa ABINEE Recebe Pilhas é uma iniciativa conjunta de fabricantes e importadores de pilhas e baterias portáteis, que uniram esforços visando a atender à Resolução CONAMA 401/2008.

Para atender a esta resolução e atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos e permitir que o consumidor doméstico tenha opções para descartar corretamente as pilhas e baterias utilizadas no dia a dia , algumas empresas fabricantes e importadoras uniram-se para criar o Programa ABINNE Recebe Pilhas.

Coletores de Pilhas e Baterias em Cabreúva

1. Bairro Vilarejo – CRAS

2. Bairro Caí- EMEB Tereza Spina Zacchi,

3. Centro – Paço Municipal

4. Secretaria de Cultura e Turismo

5. Secretaria de Educação 6. Bairro Cururu- EMEB Miguel Elpidio

7. Bairro Jacaré – Ganha Tempo

8. UPA

9. Associação Comercial e Empresarial de Cabreúva

10. Bairro Pinhal – Posto de Saúde

11. Bairro Barrinha ( Vale Verde) – Posto de Saúde

12. Vilarejo- Parque da Cidade

13. Barracão da prefeitura