Serviço de varrição é ampliado em Jundiaí

Desde o início deste mês, ruas de vários bairros nas seis regiões de Jundiaí que não contavam com varrição passaram a ter uma equipe atuando no serviço. A melhoria foi possível graças à ampliação do contrato com a empresa responsável pelo trabalho. De acordo com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), são 300 km a mais de área que agora contam com a limpeza das vias.

Segundo o diretor de Limpeza Urbana da UGISP, Márcio Moraes, uma nova equipe de 36 colaboradores foi acrescida ao contrato. “O aumento no investimento visa atender a uma demanda antiga de moradores, especialmente em alguns bairros mais afastados do Centro, como é o caso do Vista Alegre, Vale Azul e Jardim das Tulipas, entre outros”, explica. No Vale Azul, a varrição agora chega às 21 ruas do bairro, totalizando 6.530 metros quadrados de área.

Além dos bairros já citados, o serviço também já começou a ser realizado em nove ruas do Jardim Ipanema (2.360 m²), oito do Jardim Marambaia (2.940 m²), duas no Jardim Scala (620 m²), 14 vias no Residencial Jundiaí II (2.970 m²) e nove no Mirante Jundiaí (3.320 m²). Também consta na ampliação vias de outros bairros onde o serviço era realizado parcialmente.

Em conjunto com as melhorias na limpeza, a ampliação do contrato prevê, ainda, o fornecimento e manutenção de contêineres em PEAD e soterrados para otimizar o serviço de coleta de lixo em toda a cidade. “Com o mecanismo subterrâneo, o lixo não é acumulado nas ruas, evitando o entupimento de bueiros em dias de chuvas e enchentes. Isso reflete positivamente na limpeza de todo o município”, destaca Moraes.

Os contêineres soterrados serão utilizados, principalmente, na região central da cidade, evitando que o lixo fique acumulado nas calçadas e também a ação de animais e vândalos que espalham o material. “Já os equipamentos em PEAD serão colocados nos bairros também como forma de melhor organizar a disposição do lixo. Isso trará um efeito positivo também no tempo de coleta, que será mais ágil”, completa o diretor.

Ainda de acordo com a UGISP, a nova equipe atuará também na manutenção de áreas de circulação e movimentação de parques públicos.