Concurso fotográfico sobre meio ambiente premia vencedores

O Concurso Fotográfico “O Meio Somos Nós”, realizado pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Fundação Serra do Japi, premiou os 19 trabalhos selecionados na tarde de quarta-feira (5), no auditório do Paço Municipal, com cerimônia de entrega feita pelo Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. A união de desenvolvimento e preservação foi tema de palestra no evento, com a apresentação do tema “Zoneamento e Parques Fluviais”.

“Discutir a preservação pelas fotos foi uma forma de analisar o que temos feito e como preservar. Jundiaí tem consciência da importância da preservação do meio ambiente, por isso, ainda em 2017, estendemos por 10 anos a legislação que proíbe empreendimentos na área da Serra do Japi. O desenvolvimento deve acontecer de forma atrelada à preservação. É necessário se pensar em como queremos a cidade daqui 20 ou 30 anos. Nas escolas municipais, com o Programa Escola Inovadora, nossas crianças recebem informações sobre a importância da preservação, e, a partir do conhecimento é que sustentarão o meio ambiente com a conservação ambiental”, argumenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Para Evandra Aparecida da Silva Santos, fotografar a árvore no Parque da Cidade foi um privilégio. “Eu sou uma apaixonada pelo Parque da Cidade. Sempre estou por lá, caminhando, correndo ou passeando. A foto que fiz da árvore refletida na água mostra a força da natureza. Estou muito feliz por ter recebido a certificação. Foi um incentivo para que aprimore meu olhar”, comenta.

Sandra Mara Martins tem a fotografia como hobby. “Sou analista de sistemas e gosto de fotografar momentos. A imagem das pessoas jogando lixo no parque e sendo agredidas pelas pombas, na minha visão, foi um recado do meio ambiente”, explica.

Ela e os demais selecionados que compareceram à entrega do certificado, receberam o documento das mãos do Prefeito Luiz Fernando Machado, gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, e a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes. Os nomes e os trabalhos selecionados podem ser visualizados na exposição, no térreo do Paço Municipal, até sexta-feira (7).