Cabreúva zera a fila para quatro especialidades médicas

A Secretaria de Saúde de Cabreúva, através da Unidade de Avaliação e Controle (UAC), encerrou o mês de maio sem fila de espera para primeiras consultas de oftalmologista, cardiologista, urologista e dermatologista.

A UAC é o setor responsável pelo agendamento de consultas e exames de média e alta complexidade, cujas vagas são ofertadas pelo Estado. A UAC não tem o poder de aumentar o número vagas disponíveis em cada especialidade, mas é o trabalho da Unidade assegurar agendamento para todos, reduzir o número de ausências nas consultas e, com isso, garantir que a oferta de vagas oferecida pelo estado não diminua. A Unidade de Avaliação e Controle realiza todo o acompanhamento do paciente, desde o agendamento, contato para lembrar o paciente do dia e hora da consulta, transporte gratuito para o consultório e retorno.

“Como mantemos o sistema atualizado, acabamos recebendo mais vagas para consultas. Quando menor for o índice de falta nas consultas, também ajuda a ter uma oferta maior de vagas.”, explica Marilu Andrade, coordenadora do setor. “Para nós, é uma alegria muito grande ver que conseguimos atender e agendar todos que nos procuraram.” conclui.

De janeiro até abril, foram agendados aproximadamente 1620 pacientes para as especialidades de oftalmologista, cardiologista, urologista e dermatologista. A maior procura era para oftalmologista, com cerca de 840 pessoas. Os dados do mês de maio ainda estão sendo computados.

Segundo a UAC, os últimos pacientes agendados no sistema ainda estão sendo informados por telefone sobre a retirada das suas guias, com a data da consulta. Por isso, é importante que o paciente tenha seus dados atualizados no sistema da prefeitura.