Itatiba faz festa com as crianças no Parque da Juventude

A Prefeitura de Itatiba promoveu domingo o ‘Dia do Brincar’, que faz parte da Semana Mundial do Brincar, promovida pela Secretaria da Educação, em parceria com a Plan International, Nivea, Fundação do ABC e Zuca Toys.

“Tivemos várias atividades lúdicas na Semana do Brincar. A criança precisa aprender e ter foco nos estudos, mas pra ter essa disciplina ela precisa sobretudo brincar, porque brincar desenvolve a sua psique, coordenação motora, a torna mais pró-ativa, e a permite melhor desenvoltura na área da educação. É a infância que constrói a ética e o caráter do cidadão, por isso apoiamos todas essas atividades”, completou o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

E foi um sucesso. Mais de 5 mil pessoas passaram pelo Parque da Juventude durante a manhã e a tarde de domingo, 26. Espalhados pelo Parque, muitos brinquedos infláveis também garantiram a diversão das crianças. Para os adultos, teve doação de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Muitos pais também acompanharam seus filhos na oficina sobre como plantar mudas e levaram suas novas plantinhas para casa. Outros também aproveitaram para tomar a vacina contra a influenza.

Um dos pontos altos do dia, foi a apresentação da Coreografia do Jori 2019, pela equipe Medalha de Ouro da Melhor Idade e apresentada pela Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mayara Lopes de Oliveira. Um exemplo de determinação, garra e muita precisão. O público aplaudiu e vibrou! Ainda do Fundo Social, se apresentaram a Capoterapia, Dança Cigana e Zumba, com Edmur.

Os estudantes da rede municipal de ensino também participaram: Fernando & Banda, Teatro André Bianchini, Grupo de Violão- PEP EMEB “Angela Lygia”, FAMACHI-PEP EMEB “Chico Peroba” e FAMIPI EMEB “Sebastião de Camargo Pires”.

“Foi um sucesso. No ano passado tivemos um grande número de pessoas e fizemos a realização na Praça da Bandeira e esse ano devido ao grande número de atrações musicais das escolas e atividades, transferimos para o Parque da Juventude e o resultado foi excelente, com uma grande participação de muitos departamentos da Prefeitura, das Secretarias da Saúde, Ação Social, Meio Ambiente, Esportes, Cultura e Segurança. Que as famílias sempre utilizem os espaços públicos para brincar com suas crianças”, disse o Secretário de Educação, Anderson Sanfins.

Atleta do Futuro

O domingo também foi marcado pela renovação do convênio com o Sesi – SP para o Programa Atleta do Futuro, que realiza aulas esportivas nas Escolas de Esportes distribuídas em diversos pontos de Itatiba, como Tapera Grande, Bairro da Ponte, entre tantos outros.

Participaram da assinatura o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, o Secretário de Esportes, Igor Hungaro, a Coordenadora de Qualidade de Vida do Sesi, Luciana, da Orientadora de Esportes do Sesi, Carin Alessandra Marrofino Forest e do Gestor do Projeto, professor Murilo Soave.

“É um projeto importante que a Secretaria de Esportes em parceria com o SESI desenvolve. Assinamos um convênio que atenderá 570 alunos e chegaremos a 1000 alunos no decorrer do ano. Ações deste porte fomentam a prática esportiva e culminam em melhores condições sócio-esportivas às pessoas que mais necessitam do serviço público. Por tudo isso, estamos plenamente realizados com esse convênio”, comentou o Secretário de Esportes, Igor Hungaro.

O Projeto contempla cada aluno com um kit uniforme, além da formação oferecida para os professores e estagiários, que já começa no dia 24 de junho.

“O PAF tem uma metodologia voltada ao esporte educacional, existem várias turmas de alunos de 6 a 17 anos. O objetivo é incentivar e promover o esporte para os alunos, prevenindo que fiquem nas ruas e desenvolvendo o gosto pela prática de esportes que é muito importante para todos”, resume Murilo Soave, Gestor do Projeto.

O programa tem como madrinha a empresa itatibense Linfil Linhas e Fios Ltda, empresa que comercializa linhas e fios de algodão e poliéster.