Educação Ambiental: crianças participam de atividade no CREAM

Desde a última semana de abril, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal participam do projeto Pequeno Cientista da Natureza, no Centro de Referências em Educação Ambiental (Cream). A iniciativa é uma parceria entre a Unidade de Gestão da Educação (UGE) e a Fundação Serra do Japi (FSJ).

Entre os objetivos principais do projeto estão proporcionar aos alunos um contato direto com a natureza, apresentar fragmentos de Mata Atlântica (Serra do Japi) em Jundiaí, sensibilizar sobre o papel de cada um na preservação da biodiversidade e as agressões a esse tipo de vegetação e mostrar a fauna que habita esse tipo de vegetação, entre outros. O projeto integra o Programa Moramos, Cuidamos, Preservamos, coordenado pelo Núcleo Socioambiental da UGE.

Durante a atividade, os alunos experimentam o papel do pesquisador, com pranchetas, lápis para anotar os pontos que mais tiveram interesse, uma lupa de mão para verificar detalhes das plantas, folhas, pequenos insetos, etc. Após cumprirem a trilha, os alunos voltam à sede do Cream para mais atividades. A vivência está em consonância com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável no que se refere ao objetivo 15: Vida Terrestre.