Itatiba inicia parceria para reciclagem de isopor

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura iniciou, neste semestre, em parceria com a Cooperativa Reviver e a empresa Pró Ecologic, um Projeto Piloto de Coleta e Reciclagem de Resíduos de Isopor.

A atividade, fomentada pela Prefeitura Municipal de Itatiba que contatou as recicladoras, teve seu grande desafio durante a Festa do Caqui onde, dos 1.113 kg de resíduos sólidos recicláveis recolhidos, 60% eram resíduos de isopor.

“Esta ação é muito importante pois aumenta a vida útil do Aterro Sanitário Municipal reduzindo a quantidade de rejeitos enviados para o mesmo, além de gerar aumento de renda aos cooperados e reduzir a disposição irregular desses materiais”, disse a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro. “Cativar a população a escolher o caminho da reciclagem é um de nossos grandes desafios atualmente. Reciclar é sinônimo de ser autossustentável”, completou.

A Cooperativa Reviver já possui mais de uma tonelada de isopor prensado. Os resíduos de isopor que podem ser reciclados através do projeto são separados em dois tipos, XPS (utilizado em embalagens de comida) e EPS (utilizado para a proteção de eletrodomésticos), e após o processo, são transformados em rodapés para a construção civil ou moldura para quadros.

Tem isopor em casa? Deixe o mais limpo possível sem restos de alimentos e líquidos e separe para a coleta seletiva ou leve até um dos Ecopontos espalhados pela cidade.

Colabore! Participe! O meio ambiente agradece!

ECOPONTO JARDIM VITÓRIA
Travessa Idalina Leardine, 01

ECOPONTO SAN FRANCISCO
Avenida Neide Vieira de Almeida Barbosa, 501

ECOPONTO JARDIM NOVO HORIZONTE
Rua Luiz Jarussi, 1000

ECOPONTO N. R. PORTO SEGURO
R. Urbano Bezana, 250

ECOPONTO JARDIM DAS NAÇÕES
Av. Vicente Catalani, 1685

FUNCIONAMENTO DOS ECOPONTOS
De segunda à sexta, das 8h às 11:30h e das 13h às 17:30h
Aos sábados das 8h às 12h
Exceto feriados