Alunos de Itatiba participam de formatura do PROERD

Mais de 600 alunos de nove escolas municipais participaram da formatura do PROERD, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no último sábado (18) no salão social do Itatiba Esporte Clube.

O PROERD desenvolve uma série de ações preventivas apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, com o intuito de encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência. Ministrado em Itatiba pelos soldados Villas Boas e Pierre, o programa oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.

O Prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira comentou sobre a importância do PROERD para a formação dos jovens: “É algo muito impactante. É uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar. Quero agradecer muito aos patrocinadores, ao secretário de Educação Anderson Sanfins, aos professores, ao capitão Osvaldo Guarizzo e aos instrutores do programa e aos pais por permitirem que as crianças participassem do PROERD. Tenho certeza absoluta que eles vão lembrar desse dia e também propagar os conhecimentos que aprenderam”.

O Soldado Vilas Boas comentou sobre os resultados conquistados com esse trabalho no município: “É muito bacana quando a gente chega num lugar e as pessoas comentam que passaram pelo PROERD e quando eu vejo que estas pessoas se tornaram bons cidadãos longe das drogas.” Opinião compartilhada pelo Soldado Pierre: “É muito gostoso fazer parte deste projeto. O PROERD ajuda a aproximar as famílias e a comunidade da Polícia Militar”.

Além do diploma de conclusão do programa, os alunos ganharam brindes e medalhas de premiação. Um dos momentos mais esperados da cerimônia foi a chegada do mascote do PROERD, o leão Dare, que encantou as crianças com seu carinho e simpatia. Também houve a leitura das melhores redações com o tema “O que eu aprendi com o Proerd”, além do juramento que foi comandado pelos instrutores.