JUNDIAÍ

Jundiaí realiza contagem veicular em pontos estratégicos

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), por meio do Departamento de Engenharia de Mobilidade, deu início esta semana a uma pesquisa de tráfego por meio de contagem veicular e seus movimentos de interesse. É importante ressaltar, portanto, que os aparelhos não se tratam de equipamentos de controle de velocidade (radares).

A pesquisa tem como objetivo gerar dados sobre o número de veículos que circulam por um grupo de vias em um determinado período, apontando os horários de elevado carregamento do viário e os locais onde se destacam os conflitos de trânsito. De acordo com a UGMT, a contagem é feita com um equipamento de filmagem instalado em carretinhas com câmeras acopladas em uma coluna de suporte. A previsão é de que a contagem seja realizada durante três semanas.

Durante o período de pesquisa, o equipamento será instalado em 50 locais diferentes da cidade, tais como Ponte São João, Estrada Municipal do Novo Horizonte, Rua Cica, Rua Bom Jesus de Pirapora, entre outros.

Em conjunto com essas pesquisas, que fornecem dados sobre o tráfego atual, e a partir do conhecimento da forma de geração e distribuição desse tráfego será possível obter um prognóstico das necessidades para melhor circulação. Isso também vai fornecer diretrizes para projetos a serem implantados com o propósito de melhorar a mobilidade na cidade.