Vândalos quebram janela e porta de ônibus

Os atos de vandalismo nos ônibus urbanos de Jundiaí continuam. Nesta sexta-feira (10), na linha do Morada das Vinhas, o leitor Guilherme Lopes tirou foto de ônibus que teve a janela de emergência quebrada. Pelas câmeras de monitoramento a empresa identificou um adolescente acionando a alavanca e durante a viagem a janela caiu. Cada vez que uma janela é quebrada, o ônibus tem de ser retirado de circulação para fazer novos vidros sob medida e o carro fica parado de dois a três dias na garagem.

Segundo a empresa, se uma janela de emergência cair na rua, pode até matar alguma pessoa. A empresa pede aos passageiros que denunciem os autores do ato. Qualquer pessoa que mexer na alavanca vermelha deve ser denunciada ao motorista imediatamente. Mesmo que a janela não caia na hora, com a trepidação do movimento do ônibus durante as viagens o dispositivo ejeta a janela para fora.

Na quinta-feira (09), pela manhã, a leitora Isahdora Monteiro registrou outro ato de vandalismo, que foi a porta de um ônibus quebrada na linha da Colônia para o Centro da cidade. O ônibus teve de ser substituído e passageiros esperaram por outro carro.

No ano passado houve aumento de 80% nos atos de vandalismo em Jundiaí. As empresas pedem para a população denunciar os responsáveis por esses atos, que os casos estão sendo enviados para a Polícia Civil e os pais dos adolescentes são processados. A cada reposição de peças quebradas quem paga é o usuário, no valor da tarifa.