Curso do Centro Paula Souza abre 2ª Semana Equestre de Jundiaí

Começa nesta sexta-feira (10) o segundo módulo do curso gratuito de qualificação profissional em Gestão de Equinocultura, oferecido na Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, em Jundiaí. A capacitação abre pela segunda vez consecutiva a Semana Equestre na cidade, que vai até dia 19.

“Jundiaí tem muitos criadores de cavalo que precisam de prestadores de serviço qualificados. Por isso nos procuraram para que repetíssemos a formação esse ano”, afirma o coordenador do curso Eduardo Alvarez.

A capacitação foi elaborada por professores das Etecs em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Associação dos Médicos Veterinários de Jundiaí e Região (Amvejur), Romaria Diocesana Mista de Jundiaí e Sindicato Rural de Jundiaí.

A aula vai até as 18h e continua no sábado, com aulas teóricas e práticas. Os cursos de qualificação foram um sucesso em 2018 e neste ano também serão quatro módulos ofertados aos interessados. Além de Administração de Haras, serão oferecidos durante o ano, os módulos de Domador e de Tratador. O curso de Casqueamento e Ferrageamento aconteceu em abril.

Os cursos são uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), o Centro Paula Souza, por meio da Qualificação Básica, Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (QBFIC), com a coordenação da Escola Técnica Benedito Storani (ETEC Best) e o Parque Rural.

Centro Paula Souza
O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O CPS administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Etecs estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos e integrados, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas.

Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, é de aproximadamente 208 mil estudantes. As Fatecs atendem cerca de 83 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

Semana Equestre
A Semana – A 2º edição da Semana Equestre Jundiaí será um período totalmente dedicado ao tema, com manifestações culturais, esportivas, sociais, educacionais e de saúde voltadas à divulgação e promoção da cultura equestre que é tão forte em Jundiaí e região. Cursos, ações sociais, apresentações culturais, palestras, missa e romaria estão entre os destaques.

A formatação desse evento se deu graças à lei do vereador Cristiano Lopes –número 8925 -, que instituiu o Programa de Fomento à Cultura Equestre em Jundiaí. O projeto foi aprovado no dia 27 de fevereiro de 2018 e a lei promulgada pelo prefeito municipal no dia 20 de março do mesmo ano.

“A cultura equestre é muito forte na nossa cidade e tem que ser estimulada e desenvolvida, tamanha sua riqueza e importância para o nosso desenvolvimento. Fomentar a cultura equestre era um dos compromissos meus quando assumi meu mandato de vereador há dois anos”, explica Cristiano, que completa:

“A primeira edição foi um sucesso e mostrou a força que o mercado equestre tem na cidade. Fico muito feliz em participar de tudo isso e com a lei de minha autoria fomentar esse evento. A Semana Equestre e todas estas atividades só são possíveis graças ao esforço de várias pessoas, empresários e associações e também pelo nosso amor ao cavalo.”

A Semana Equestre tem apoio da AMVEJUR – Associação dos Médicos Veterinários de Jundiaí e Região; Vereador Cristiano Lopes; Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo; Parque Rural Jundiaí; Cavaleiro News; Delort – Diagnóstico Veterinário; Revista da Marcha; Grupo Vet Line; RG Rural; Transportadora Vinho Novo; Rancho Dom Quixote, ABRAAHCE, Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí; Romaria Diocesana Mista de Jundiaí; Diocese de Jundiaí; Portal Cavalus; American Rodeo, Sindicato Rural de Jundiaí; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP; SENAR – São Paulo e Clube dos Cavaleiros de Jundiaí.

Confira a programação
10 DE MAIO (6ª feira)
Curso de Administração de Haras (inscrições antecipadas)
Horário: 8h às 18h
Local: ETEC Benedito Storani – Av. Antonio Pincinato, 4355 – Jundiaí – SP

11 DE MAIO (Sábado)
Curso de Administração de Haras
Horário: 8h às 12h
Local: ETEC Benedito Storani – Av. Antonio Pincinato, 4355 – Jundiaí – SP

Aula prática
Horário: 13h às 17h
Local: Haras Bosque do Içá, localizado na Avenida Luiz Gobbo, 1233, no bairro Santa Clara

“Viola do Bem”
Horário: 11h às 15h
Local: Praça Joaquim Soares Lemos, s/n – Vila Hortolândia
Realização: American Rodeo e CCVH

13 DE MAIO (2ª feira)
Jantar Cowboy Solidário
Horário: 19h às 22h
Local: Buffet Hi-5 – Rua do Retiro, nº 2001 – Vila das Hortências
Realização: André Cantoni e amigos

14 DE MAIO (3ª feira)
Workshop prático sobre Equoterapia (Vagas limitadas)
Horário: 9h às 12h
Realização: ABRAAHCE Equoterapia e Centro de Equoterapia DOM QUIXOTE
Local: Rua Luiz Fontebasso, 1652 – Bairro Champirra
Inscrições pelo telefone: (11) 98956-8381, falar com Carla ou (11) 99898-9031, falar com Claudia

Homenagem em Sessão Ordinária da Câmara Municipal
Horário: 18h
Local: Câmara Municipal de Jundiaí – Rua Barão de Jundiaí, 128 – Centro

15 DE MAIO (4ª feira)
Palestra “Brasil 15.000”
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Jundiaí – Rua Barão de Jundiaí, 128 – Centro
Realização: SENAR, Sindicato Rural, Cavaleiro News e RG Rural

16 DE MAIO (5ª feira)
Vivência Equestre: saúde, equilíbrio e educação (vagas limitadas)
Horário: 13h às 15h
Realização: ABRAAHCE Equoterapia e Centro de Equoterapia DOM QUIXOTE
Local: Rua Luiz Fontebasso, 1652 – Bairro Champirra
Inscrições pelo telefone: (11) 98956-8381 (falar com Carla) ou (11) 99898-9031 (falar com Claudia)

Missa de Envio – Benção dos Distintivos
Horário: 19:30h
Local: Catedral Nossa Senhora do Desterro – Praça Governador Pedro de Toledo, s/n – Centro

17 DE MAIO (6ª feira)
Saída da Romaria para Pedestres
Horário: 22h
Local: Igreja da Varginha – Estrada da Santa Clara, nº 3269 – Varginha

18 DE MAIO (Sábado)
Saída da Romaria a Todos os Romeiros
Horário: 7h
Local: Igreja da Varginha – Estrada da Santa Clara, nº 3269 – Varginha

19 DE MAIO (Domingo)
SANTA MISSA ROMEIRA
Horário: 5h
Local: Santuário Bom Jesus de Pirapora – Largo da Matriz – Centro – Pirapora do Bom Jesus – SP

19 DE MAIO (Domingo)
Desfile e fim da Procissão dos Romeiros
Horário: 16h
Concentração na Vila Rami para entrada em procissão pela Rua Bom Jesus de Pirapora, com destino à Catedral Nossa Senhora do Desterro.