Domingo (28) tem encontro na Estaçãozinha

Presença de carro antigo, dança cigana do Zingaraladies e miniatura de trem de Bregaida, além de sorteio de livros de Valquíria Malagoli. Essas são algumas das atrações do encontro aberto previsto no gramado da Estaçãozinha no domingo (28), das 10h às 11h.

O evento marca a expectativa de uma nova fase da campanha “Estaçãozinha Pede Socorro”, que há seis meses promove a atenção da cidade para as ruínas da Estação Jundiahy-Paulista, de 1898, localizada abaixo do Viaduto São João, de 1950.

A campanha foi lançada em outubro de 2018 pela Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista, um dos projetos ligados ao Instituto Envelhecer. A principal proposta é reconhecer o lugar e seu entorno como um espaço de memória social da cidade.

É o primeiro encontro mensal promovido em um domingo – os demais ocorreram aos sábados. Podem surgir outras atrações espontâneas, como ocorreu em um evento anterior de limpeza que ganhou reforço de um bolo levado por uma das participantes.

As ruínas são oficialmente uma responsabilidade do órgão federal DNIT, enquanto seu entorno é cuidado pela Prefeitura. Mas a campanha lembra que o patrimônio é da própria comunidade e reuniu diversas sugestões para a proposta em andamento, que estão sendo registradas em um livreto.

O mais importante do encontro é a sua presença. Venha reencontrar amigos ou fazer novas amizades, valorizando a memória social dos veteranos e o patrimônio histórico da sua cidade.

Contatos: e[email protected]