Emoção marca entrega da reforma da APAE de Itupeva

O dia 13 de abril ficará marcado na história de Itupeva e, também, na trajetória da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município. É que neste sábado (13) aconteceu a entrega da reforma do prédio da instituição, que só foi possível com o auxílio do grupo Amigos do Guma e Sertanejos e um grupo de empresários, com o intermédio da Prefeitura de Itupeva.

“Desde meu primeiro dia de mandato eu conversava com as pessoas e eu sabia que essa reforma iria acontecer. Eu fiz o que foi preciso e abri a porta da APAE para que esses empresários vissem a real situação do prédio. Meu sentimento hoje é de gratidão!”, comentou o prefeito Marcão Marchi, ao lado da primeira-dama, presidente do FUNSS, Dani Marchi.

Segundo os próprios funcionários, uma nova APAE foi entregue à população. “Um dia eu achei que a gente fosse precisar fechar as portas da nossa instituição, por conta das dívidas e dos atrasos na folha de pagamento. Nós funcionários precisávamos tirar a água daqui de dentro quando chovia. Muitas pessoas se esforçaram para acontecer o que acontece aqui hoje, agora. Uma nova APAE está sendo entregue hoje!”, disse emocionada Adriana Cristina Lima Muto, diretora da APAE.

Quem também agradeceu ao prefeito pelo intermédio da reforma, com o contato dos empresários foi o presidente, Ediélson Souza, que também convidou a população para contribuir com a instituição. “Qualquer pessoa pode contribuir com a gente, sendo no Arredonda Apae dos comércios, com a Nota Fiscal Paulista e também com outros eventos. Nós, diretores e funcionários, somos passageiros aqui dentro. Mas a estrutura e o que vamos deixar para os próximos é o que interessa. Obrigada Marcão por todo apoio”, comentou o presidente.

Com muita emoção e carinho, dois vídeos foram apresentados no evento: um com o antes e depois da obra e outro, com o depoimento de pais e alunos assistidos pela instituição. O pastor Sérgio e o padre Marcos Adriano realizaram duas orações durante a cerimônia.

A reforma
Além do telhado que foi totalmente reformado, outros pontos específicos do prédio precisaram de melhorias. Todas as salas da instituição foram pintadas com cores mais leves, as portas foram trocadas e pintadas de colorido, as janelas também foram pintadas, duas salas receberam novos pisos e no consultório médico foi instalado um lavatório.
As salas agora têm identificação visual. As portas de vidro foram insulfilmadas e a internet reinstalada. Toda a fiação eletrônica foi trocada e um sistema de segurança foi instalado. Também há um novo toldo na entrada. Um refeitório foi criado e os itens que estavam sem uso agora são utilizados pelos funcionários em um cantinho de descanso, com rede, sofá e área de alimentação.

Ao redor de todo o prédio foi feito calçamento. A fachada foi pintada em cores características do movimento Apaeano. A área frontal recebeu novos pisos e o jardim foi restaurado. /Para finalizar, novas calhas, instalações elétricas, canalização do esgoto e captação de águas pluviais foram feitas.

“Essa reforma é muito importante e chegou em uma boa hoje, com essa doação que foi muito bem-vinda. O Chicão, meu irmão, chegava em casa em dias de chuva comentando que aqui dentro tinha muita água”, disse Adriana Marques de Souza.

“Faz muito tempo que a minha cunhada frequenta a APAE e realmente, a reforma precisava ser feita. As equipes daqui prestam um ótimo trabalho e isso já estava mais do que na hora de acontecer”, afirmou Edna Borges.

Iniciativa privada
Um grupo de empresários e comerciantes do município contribuíram para a realização dessa grande reforma, que beneficia diretamente os atendidos.

“Primeiramente tenho que agradecer a Deus, que permitiu que a gente estivesse aqui nesse momento. Quando eu vejo os meus filhos, que tem um certo conforto, e vejo a situação que vocês estavam aqui, antes da reforma, crianças em baixo de chuva, eu senti que precisava ajudar”, afirmou José Afonso Davo, do grupo Amigos do Guma.

Participaram do evento o secretário de Governo, vice-prefeito Alexandre Mustafa; a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves; a secretária de Agricultura, Turismo e Cultura, Valdirene Pavan; o secretário de Educação, Fábio Andrade; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Márcia Mendes Villegas; o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Antônio Germano Sai; a secretária de Saúde, Lúcia Checchinato e a secretária de Gestão, Juliana Ferreira Aleixo. Representando o poder Legislativo estava o vereador Angelin Lourenção.